Saúde - Quarta-feira, 08 de Fevereiro de 2023

Saúde promove orientação sobre IST’s na sexta (10)

Ação será no calçadão próximo ao Itaú das 09h às 19h

Saúde promove orientação sobre IST’s na sexta (10)

Fevereiro é o mês do Carnaval e a Secretaria de Saúde promove ação de orientação à população sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). Na sexta (10), das 09h às 19h, será realizada ação no escadão da Telêmaco Carneiro próximo ao Itaú.

A população que passar por ali poderá fazer testes rápidos para HIV, Hepatite e Sífilis. Além disso, serão distribuídos preservativos masculinos e femininos e fornecidas orientações de uso.

SAIBA MAIS - IST’s são adquiridas através de contato sexual (oral, vaginal e anal; acessórios sexuais) sem uso de preservativos com individuo infectado.

As IST’s também podem ser transmitidas durante a gestação, parto e amamentação, e de maneira menos comum pelo contato com mucosas ou pele com lesões com secreções corporais contaminadas.

Essas doenças podem se manifestar por corrimento, vesículas, feridas e verrugas anogenitais.

O tratamento interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções e melhora a qualidade de vida das pessoas infectadas, além de ser gratuito e fornecido pelo SUS.

IMPORTANTE - As Unidades de Saúde realizam testagem rápida, assim como o Centro de Especialidades Médicas através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).