Saúde promove orientação sobre IST’s na sexta (10)

Saúde - Quarta-feira, 08 de Fevereiro de 2023


Saúde promove orientação sobre IST’s na sexta (10)

Fevereiro é o mês do Carnaval e a Secretaria de Saúde promove ação de orientação à população sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). Na sexta (10), das 09h às 19h, será realizada ação no escadão da Telêmaco Carneiro próximo ao Itaú. 

 

A população que passar por ali poderá fazer testes rápidos para HIV, Hepatite e Sífilis. Além disso, serão distribuídos preservativos masculinos e femininos e fornecidas orientações de uso.

 

SAIBA MAIS - IST’s são adquiridas através de contato sexual (oral, vaginal e anal; acessórios sexuais) sem uso de preservativos com individuo infectado.

 

As IST’s também podem ser transmitidas durante a gestação, parto e amamentação, e de maneira menos comum pelo contato com mucosas ou pele com lesões com secreções corporais contaminadas.

 

Essas doenças podem se manifestar por corrimento, vesículas, feridas e verrugas anogenitais.

 

O tratamento interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções e melhora a qualidade de vida das pessoas infectadas, além de ser gratuito e fornecido pelo SUS.

 

IMPORTANTE - As Unidades de Saúde realizam testagem rápida, assim como o Centro de Especialidades Médicas através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

Prefeitura Municipal


Arapoti