Desenvolvimento Urbano - Sexta-feira, 15 de Julho de 2022

NOSSO QUEIJO É OURO

NOSSO QUEIJO É OURO

A queijaria Cornélia, do produtor Sander Willem Verburg, foi premiada como o melhor queijo do Brasil em duas categorias, artesanais com 30 a 180 dias de maturação e aromatizados e/ou condimentados, no Prêmio Brasil Artesanal. A cerimônia de premiação aconteceu nesta quarta-feira (13), com transmissão ao vivo pelo Youtube.

O produtor de Arapoti, Sander, afirmou que foi uma surpresa ser premiado duas vezes. “Quando me inscrevi, a intenção era apenas saber como o júri técnico iria avaliar meus produtos. Estou muito feliz e quero agradecer a participação e principalmente minha mãe [Sineke Verburg] que me ensinou a técnica de fazer queijo que foi passada de geração em geração”.

NA FOTO – Sineke e Sander Verburg, da queijaria Cornélia que participa da 48ª Expoleite, receberam os parabéns pessoalmente do Prefeito Irani Barros e do Secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara, que visitaram o stand nesta quinta-feira (14). “Nosso turismo só tem a crescer com iniciativas que preservam as tradições, culturas e diversidades. Esse prêmio fortalece a produção de leite e o mercado de produtos artesanais”, disse o Prefeito Municipal.

O PRÊMIO - Realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Prêmio faz parte das ações do Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais do Sistema CNA/Senar para valorizar e divulgar esses produtos. Essa edição é uma parceria da Confederação com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Mais de 90 produtores participaram da seleção com queijos de 13 estados: Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe.