Assuntos Jurídicos - Terça-feira, 13 de Março de 2012

Fórum Eleitoral de Arapoti tem sede própria

Foi inaugurado em Arapoti o Fórum Eleitoral Desembargador Carlos Vitor Maranhão de Loyola. Com 250 m², o 91º fórum eleitoral do estado do Paraná custou cerca de R$ 316 mil, provenientes de recursos da União. O terreno para a construção do mesmo foi doado pela prefeitura municipal.

O prédio é dividido em três módulos, sendo um para área administrativa, um para depósito de urnas e um para Central de Atendimento ao Eleitor. Para o Prefeito Municipal Luiz Fernando de Masi, a construção do fórum mostra a relevância de Arapoti para o estado. "Possuímos um eleitorado relevante, e agora ele poderá ser atendidos com mais agilidade e conforto", complementa.

Para Oswaldo Soares Neto,Juiz de Direito da comarca de Arapoti e Diretor do Fórum Eleitoral, este é um momento de notável importância para a comunidade arapotiense. "O fórum representa a democracia em funcionamento, e com ele poderemos demonstrar ainda mais transparência e respeito ao nosso eleitor".

A cerimônia de inauguração aconteceu na última sexta-feira, dia 09 de março, na própria sede do fórum que fica na rua Placídio Leite, 84, Centro Cívico - ao lado da Biblioteca Cidadã.

Estiveram presentes no evento: o Deputado Federal Abelardo Lupion; Deputado Estadual  Pedro Lupion; Desembargador e Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, Rogério Kanayama; Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - subseção de Wenceslau Bráz, Clodoaldo de Meira Azevedo; Representante da OAB em Arapoti, Paulo Madeira; Promotor Eleitoral de Arapoti, José Roberto de Castro Filho; Juiz de Direito da Comarca de Arapoti e Diretor do Fórum Eleitoral, Oswaldo Soares Neto; Prefeito Municipal de Arapoti, Luiz Fernando de Masi; Vereadores de Arapoti Juarez Wollz e Jan Pot (Potinho), Marino Gouveia, Claudinei Moreira (Toddynho), Clara dos Santos; Representante do 4º Comando Regional de Polícia, Capitão Sérgio Mambós; Comandante do Destacamento da Policia Militar de Arapoti, Subtenente Edvaldo Prestes; Delegado da Policia Civil de Arapoti, Wellington Daykubara; Viúva e filhos do Desembargador Carlos Vitor Maranhão de Loyola, Sônia Maria Loyola, Tatiana de Loyola e Carlos Augusto de Loyola.

O Homenageado

Carlos Vitor Maranhão de Loyola nasceu em Curitiba - PR, no dia 05 de fevereiro de 1946. Filho de Agostinho Saldanha de Loyola e Thamar Maranhão de Loyola. Bacharelou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná em 1968. Aprovado em concurso público, foi nomeado Juiz Substituto da comarca de União da Vitória em setembro de 1969. Como Juiz de Direito execer suas atividades em Goioerê, Alto Paraná, Cruzeiro do Oeste, Ponta Grossa e Curitiba. Indicado, por unanimidade, pelo Tribunal de Justiça como Membro Efetivo da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, atuou no período de maio a dezembro de 1984. Ao término deste período, foi nomeado para o cargo de Juiz do Tribunal de Alçada, onde integrou a 1ª Câmara Cível. Em outubro de 1993 foi eleito Vice-Presidente do Tribunal de Alçada, assumindo a Presidência deste Tribunal em setembro de 1994. Foi nomeado Desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná em fevereiro de 1995. Após sua aposentadoria passou a exercer a advocacia. Faleceu em 25 de junho de 2011. Foi casado com Sônia Maria da Silva Loyola e deixou quatro filhos: Victor Hugo Maranhão de Loyola, Caroline Elise Loyola Emery, Tatiana Eleusis de Loyola Bussmann e Carlos Augusto Maranhão de Loyola.