Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 23 de Janeiro de 2013

Convênio para criação da Casa do Mel é entregue

Na tarde do último dia 21, o prefeito municipal Braz Rizzi recebeu da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab) o convênio de 148 mil reais, celebrado ano passado, para aquisição de maquinário para a Unidade de Beneficiamento de Mel de Arapoti.

Como contrapartida o município precisa construir a sede, que deve ter 256m². â??No momento não possuímos recursos para a construção, mas é de nosso máximo interesse e estamos buscando parcerias para istoâ?, afirma Braz Rizzi. A chefe da Divisão de Indústria e Comércio, Francielen Stein, lembra que o município, juntamente com a Associação de Apicultores de Arapoti, já está buscando apoio de empresas da região e dos próprios associados.

Deunei de Oliveira, presidente da Associação, mostra como a apicultura é um ramo importante para Arapoti. â??Produzimos mais de 800 mil kilos de mel por ano e investimos cerca de cinco milhões de reais anualmente na cidadeâ?. O Chefe do Núcleo de Ponta Grossa da Seab, Laertes Bianchesi, lembra que a Unidade deve trazer desenvolvimento para o município. â??O mel certificado abre portas para industrializaçãoâ?. Francisco Coltri, técnico agrícola da Emater, também afirmou que dará o apoio necessário para a realização do projeto.