Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 17 de Maio de 2017

SEBRAE E GESTORES PÃ?BLICOS DISCUTEM FORMAÃ?Ã?O TERRITORIAL PARA FORTALECIMENTO DE NEGÃ?CIOS

Com o objetivo de discutir ações para a melhoria do ambiente de negócios e formar comitês territoriais, o Sebrae/PR realizou na manhã da última quarta feira (10), na Cidade de Ponta Grossa, o Seminário Territorial com Prefeitos e Secretários Municipais, reunindo os prefeitos da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG).

Cesar Rissete, gerente da Unidade Ambiente de Negócios do Sebrae/PR, comentou sobre a necessidade de ampliar e fortalecer os negócios na região dos Campos Gerais através de parcerias SEBRAE e Empreendedores.

Joel Franzin Júnior, gerente regional do Sebrae, enfatizou a proposta e pontuou os benefícios que essa colaboração entre município e entidade poderá trazer em um curto espaço de tempo na geração de novos empregos e renda, destacou que os Gestores Municipais precisam olhar para as pequenas empresas e MEIâ??s de seu município com a visão de potencializar a arrecadação do município.

O prefeito de Jaguariaíva e presidente da AMCG,José Sloboda, destacou o interesse da AMCG em formatar esse novo modelo de gestão em negócios, e pontuou a necessidade de pactuar essa parceria. Acrescentou que os Municípios pertencentes aos Campos Gerais tem um grande desafio a ser vencido, â??Gerar Empregosâ?.

Marcelo Rangel prefeito de Ponta Grossa falou sobre o desenvolvimento de seu município e manifestou o interesse da gestão em continuar ampliando a parceria município empreendedores e Sebrae.

O ponto alto do encontro foi à explanação do ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros, sobre gestão de negócios, parcerias e a criação de um plano municipal de desenvolvimento. Destacou que Maringá se tornou um modelo de gestão e economia por praticar ações que fortalecem a arrecadação do município. Silvio acrescentou que não basta gerar emprego dentro da célula municipal, a visão de negócios é mais que isso! Precisamos fortalecer a política pública e as parcerias entre entidade, município e empreendedores.

O secretário de desenvolvimento econômico do município de Arapoti representando o prefeito municipal Braz Rizzi, Claudinei José Moreira, usou a palavra para fortalecer a proposta: â??Sabemos que os municípios pertencentes à AMCG têm problemas similares entre si, por isto, as soluções apresentadas pelo Sebrae poderão ser resolutiva. Temos que criar e facilitar o ambiente de negócios para que todos se desenvolvam fazendo da região, um local propício para o desenvolvimento de novos negóciosâ?. Disse também, que é preciso observar a vocação e o eixo econômico de cada um, para que com isso possam gerar mais emprego e renda.  â??Certamente a proposta de criar um comitê territorial para analisar, planejar e executar esse novo modelo de gestão só trará resultados positivos a todos os atores envolvidos. Os municípios não podem ficar submissos a pleitos eleitorais que acontece de quatro em quatro ano. A proposta vem para solidificar um plano de ação que dará suporte e diretriz para criar ferramentas sustentáveis dentro da vocação individual de cada municípioâ?, enfatizou Moreira.

O evento foi realizado na Agência Sebrae de Ponta Grossa e, além das autoridades já nominadas, participaram do evento prefeitos e gestores de outros municípios que demonstraram interesse na proposta de pactuar entre ente público e Sebrae.

DESTAQUE:

Para a formação dos comitês territoriais, o SEBRAE/PR conta com as parcerias das associações dos municípios, da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP