Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 06 de Setembro de 2018

Arapoti tem receita de prato típico publicada em livro

O Lombo de Festa, prato típico de Arapoti, teve sua receita publicada no livro Sabores dos Campos Gerais. Publicado pela Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), o livro conta com receitas dos 19 municípios que fazem parte da associação.

História do Prato

O Lombo de Festa começou a ser preparado nas casas dos moradores de Arapoti em 1980. Eles queriam contornar as dificuldades de encontrar o famoso ?Tender? para a ceia de natal. Então começaram a testar uma carne que o substituísse.

A escolha recaiu sobre o lombo suíno desossado e defumado, já que este era prático para servir e absorvia os temperos de maneira rápida  e perfeita. Seu modo de prepara se aperfeiçoou como o passar do tempo, sendo a receita definitiva de 1985. Criação de Marly e José Martins. Desde então, o prato se tornou obrigatório nas ceias realizadas pelas famílias de arapotienses tanto no Natal como no Ano Novo.

Em 2003, a receita, por conta das comemorações dos 48 anos de emancipação do município, se tornou Prato Típico de Arapoti, já que seus ingredientes representavam a base da produção econômica local: pecuária leiteira, suinocultura e grãos.