Saúde - Sexta-feira, 15 de Março de 2024

DECRETADA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM SAÚDE PÚBLICA PARA DENGUE NO ESTADO

Decisão foi tomada pela Sesa em decorrência ao aumento sustentado no número de casos e óbitos confirmados pela doença

DECRETADA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM SAÚDE PÚBLICA PARA DENGUE NO ESTADO

Foi decretada na última quinta-feira (14), pelo Governo do Estado do Paraná, situação de emergência em saúde pública para a dengue. A decisão foi tomada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) em decorrência ao aumento sustentado no número de casos e óbitos confirmados pela doença nas últimas semanas. O decreto 5.183/2024 terá vigência por 90 dias e tem como finalidade reforçar ações adotadas para o controle e combate à doença.

Entre as principais prerrogativas do documento, estão a intensificação das visitas domiciliares para identificação e eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, recomendações relacionadas a uso de larvicidas e a importância do cumprimento das determinações sanitárias estabelecidas pelo Sistema Único Saúde (SUS), entre as quais o dever da população facilitar a aplicação de medidas sanitárias relativas às doenças transmissíveis, como visitas domiciliares.

Em Arapoti, segundo o boletim informativo emitido pela Secretaria Municipal de Saúde nessa sexta (15), foram registrados 18 casos confirmados da doença, sendo cinco importados e 13 contraídos no próprio município.