Assistência Social - Segunda-feira, 28 de Agosto de 2023

NOSSA HISTÓRIA, NOSSA LUTA

Quilombolas Família Xavier guiam visitação ao conjunto arquitetônico da Fazenda Boa Vista

Os quilombolas Família Xavier guiaram uma visitação especial ao conjunto arquitetônico da Fazenda Boa Vista - Patrimônio Histórico e Cultural de Arapoti, organizada pela Secretaria de Assistência Social na última sexta (25). Os integrantes contaram a história vivenciada pelos seus ancestrais, retratando o trabalho forçado, e ressaltaram a importância de conservar a cultura passada de geração em geração.

Entre os visitantes estavam o Prefeito Municipal, Irani Barros, o Presidente da Câmara, Luciano Vavá, o vereador Maicon Pot e o ex-prefeito Emiliano Kluppel. Também puderam conhecer um pouco da história funcionários das agências Sicredi, incluindo o Presidente da regional Novos Horizontes, Luciano Kluppel, os ex-vereadores Fátima Rosa, Clara dos Santos e Valdir Rosa, e o grupo de convivência e fortalecimento de vínculo da pessoa idosa do CRAS Central.

História - A propriedade que no passado foi uma das maiores da região a utilizar mão-de-obra de escravos negros, hoje mantém réplica fiel da Casa Grande, além da capela e cemitério totalmente restaurados.

Atualmente a Fazenda Boa Vista é particular e pertence à empresa Morro Chato Agropecuária Ltda. Por meio de um termo de ajustamento de conduta assinado em outubro de 2018 com o Ministério Público, a empresa restaurou por completo a Casa Grande, a Capela e o Cemitério que compõem a arquitetura da Fazenda, somando um investimento de mais de R$ 2,5 milhões.

Serviço - A antiga casa sede da Fazenda Boa Vista e o cemitério estão localizados a aproximadamente 32 Km da sede do município. O acesso ao local é feito pela Rodovia Governador Vacilio Boiko – PR-239 (Sentido Sudoeste).

O local está aberto à visitações de quinta a domingo, das 8h às 17 horas.