Assistência Social - Terça-feira, 18 de Julho de 2023

Proteção às crianças e adolescentes

Assistência Social promove capacitação

A Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu a capacitação “CONHECER PARA PROTEGER” com o intuito de instrumentalizar a Rede de Proteção da Criança e do Adolescente de Arapoti para a prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes e a promoção de seus direitos.

Como explica a secretária de Assistência Social Maria Olívia D. Zacharias, a capacitação é de extrema importância, pois esse é um tema que requer muita atenção e cuidado por partes dos responsáveis pela execução das políticas públicas e por isso a necessidade da promoção de ações que visem dar ferramentas e qualificação para a atuação intersetorial nas ações de proteção, amparo e acolhida das vítimas.

“É necessário a ampliação da conscientização de toda a sociedade sobre o enfrentamento a esse tipo de violência, por isso temos que falar sobre o assunto com todos diretamente envolvidos: profissionais e também as próprias crianças e adolescentes, para que aprendam a se proteger”, enfatiza Maria Olívia.

ABERTURA – O prefeito Irani Barros aproveitou a oportunidade para reforçar o compromisso da gestão com a promoção da proteção e garantia dos direitos da criança e do adolescente no município. Além dele e da Secretária de Assistência Social, compuseram a mesa de abertura do evento o presidente da Câmara dos Vereadores Luciano Vavá, a secretária de Educação Josélia Ferreira, a secretária de Saúde Andréa Silva, a presidente do Comitê Municipal de Enfrentamento a Violência Janete Lemes dos Santos, a conselheira tutelar Franciele Mendes, o padre Antônio Carlos Zakir e a palestrante Sheila Maria Prado Soma, doutora em Psicologia.