Gabinete - Quarta-feira, 07 de Junho de 2023

Município recebe Plano de Saneamento

Documento foi elaborado pela AMCG

Município recebe Plano de Saneamento

O setor de Engenharia da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) realizou a entrega do Plano Municipal de Saneamento de Arapoti. A entrega, do documento físico, ocorreu na última semana durante a primeira reunião ordinária da nova diretoria, no município de Ipiranga.

O prefeito Irani Barros recebeu o material, que foi entregue pela presidente e prefeita de Carambeí Elisangela Pedroso e pelo engenheiro civil da Associação, Lucas Araújo Hyckzy. “Primeiramente quero agradecer a parceria da AMCG. O Plano é uma ferramenta muito importante para o Marco Regulatório do Saneamento Básico”, avalia o chefe do executivo, destacando o profissionalismo do trabalho da entidade microrregional.

Para o prefeito Irani, mais do que cumprir a legislação, o Plano Municipal de Saneamento Básico servirá como ferramenta de trabalho para a sua e para as próximas gestões. “É um material riquíssimo, que traz todos os pontos da cidade georreferenciados”, aponta. Conforme o engenheiro responsável, a metodologia de georreferenciamento traz imagens e também um banco de dados. “Servirá para pesquisa, conferências, e realização de projetos necessários de urbanização do município”, explica.

A Associação contou com período mínimo de 300 dias para a confecção do material. “O Plano de Saneamento Básico é composto de quatro pilares: tratamento de água, coleta e tratamento de esgoto, drenagem da água da chuva, a gestão de resíduos sólidos gerados e a limpeza urbana”, contou o engenheiro, citando como base as L’eis 1445/2007 e 14026/2020.