Agricultura - Segunda-feira, 20 de Março de 2023

Manutenção das estradas rurais

Prefeitura trabalha para resolver problemas das chuvas em diversas regiões

Manutenção das estradas rurais

A Secretaria de Agricultura continua com o serviço de manutenção das Estradas Rurais. No momento, os esforços estão mobilizados para a resolução de problemas pontuais decorrentes do grande volume de chuva das últimas semanas.

SENDO FEITO – Na 1ª Lomba, uma máquina trabalha fazendo patrolamento da estrada para retirar buracos e valetas que surgiram em razão das chuvas. Anteriormente já havia sido feito serviço de drenagem com retro na via para permitir melhores condições de trânsito durante o período de escoamento da safra.

O Secretário visitou a 5ª e 6ª Lomba para vistoriar trecho com histórico de problemas em período de chuvas, verificando que o mesmo ainda está com condições razoáveis de tráfego. Por esse motivo, Flávio explica que a manutenção nessa via será deixada para um momento posterior, tão logo sejam resolvidos problemas mais urgentes.

EM ANDAMENTO – A Secretaria fez o patrolamento da estrada da Serrinha começando o serviço por Calógeras, na região foi feito a correção de pontos críticos e limpeza das margens da estrada principal.

Atualmente a frente de serviço está na Água Suja, onde está sendo feita correção de pontos problemáticos e cascalhamento para acabar com atoleiro. Um trecho da estrada precisou sofrer modificação, em outros, será necessário fazer pontos de drenagem. Após a finalização desse serviço, a máquina voltará pela Serrinha fazendo estradas secundárias.

Como explica o secretário de Agricultura Flávio Oliveira, visando atender o interesse de um maior número de pessoas, são priorizadas as estradas principais, já que são de uso coletivo, com as secundárias recebendo atenção num segundo momento por servirem a um menor número de pessoas.

Em Calógeras foi posto cascalho em trecho da Estrada do Cachorro Sentado onde surgiu atoleiro. O serviço conta com ajuda de produtor rural da região que cedeu máquina para a execução do serviço.

No Taquarussú, outro produtor rural também colabora com a Prefeitura cedendo máquina para ajudar na manutenção de trecho onde surgiu grande vala em razão das chuvas. Pedras graúdas foram postas no buraco para permitir o tráfego pelo local. Máquinas voltaram ao local para fazer o acabamento do serviço. Também está sendo feito a correção de atoleiros na estrada do Cerrado das Cinzas até o Roncador.

No Arrozal, o patrolamento e correção das estradas com cascalho, que haviam sido paralisados em razão das chuvas, foram retomados nessa segunda (20) e devem estar concluídos até amanhã (21).

No Faxinal, os serviços em trecho que precisou ser feita drenagem e correção com cascalho acabam hoje (20).

Em uma estrada que liga a Fazenda Extrema até a Terra Roxa, a Secretária fez a correção de pontos críticos com patrola para permitir o escoamento da safra.

Essa região também foi visitada pelo Secretário de Agricultura Flávio Oliveira que constatou a existência de outros pontos que precisam ser melhorados e que serão feitos após a resolução de urgências em outras regiões.

PRÓXIMOS PASSOS – O planejamento da Secretária de Agricultura para os próximos dias prevê o patrolamento da estrada mestra do Cerrado das Cinzas até o Roncado, com a manutenção das vias secundárias sendo feitas após a conclusão desse trecho.

Em se mantendo o bom tempo, também está prevista a manutenção da Estrada do Mombuca para essa semana, visando permitir o escoamento da safra.