Educação - Quinta-feira, 09 de Fevereiro de 2023

Alimentação escolar é preparada com ingredientes saudáveis e de qualidade

Objetivo é suprir necessidades nutricionais dos alunos durante estadia nas creches e escolas

Alimentação escolar é preparada com ingredientes saudáveis e de qualidade

O Programa de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação visa suprir necessidades nutricionais dos alunos da Rede Municipal de Ensino em seu período de permanência nas instituições educacionais. Uma das medidas adotadas foi o reforço do uso de produtos in natura no cardápio e desenvolvimento de receitas com mais fibras e menos sódio com o objetivo de tornar as refeições servidas às crianças mais saudáveis e saborosas e promover bons hábitos alimentares.

Tudo o que é preparado e consumido nas escolas é fresco. Elas recebem hortifrútis e produtos da agricultura familiar segundas e terças-feiras, carnes quinzenalmente e pães na véspera do consumo. Apenas não perecíveis são distribuídos mensalmente em quantidade suficiente para 20 dias úteis.

Como explica a nutricionista da Secretaria de Educação Rose Rodrigues uma alimentação saudável e adequada, com o uso de alimentos variados, contribui para o crescimento e o desenvolvimento dos alunos e para a melhoria do rendimento e aprendizado escolar. “O organismo obtém energia e nutrientes necessários ao seu desenvolvimento através de alimentação balanceada e de qualidade”, acrescenta.