Saúde - Quinta-feira, 02 de Fevereiro de 2023

Fevereiro Laranja

Campanha de conscientização sobre a leucemia e incentivo à doação de medula óssea

Fevereiro Laranja

O mês de fevereiro é marcado pela campanha Fevereiro Laranja, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a leucemia - tipo de câncer no sangue - e a importância da doação de medula óssea.

Leucemia: doença que se inicia na medula óssea, onde o sangue é produzido.

A campanha alerta sobre a prevenção e, consequentemente, frisa a importância da doação de medula óssea.

Prevenção: os exames de rotina se enquadram na prevenção da leucemia. É necessária atenção para qualquer alteração no sangue que possa surgir nestes exames e caso exista suspeita da leucemia, é realizado um exame chamado mielograma, no qual é coletado uma pequena quantidade de medula óssea e se o resultado for positivo, o tratamento deve der iniciado imediatamente.

Sintomas: os sintomas se apresentam de formas variadas como sangramento nas gengivas e no nariz, inchaço no pescoço, cansaço, dores nos ossos e nas articulações, febres que podem vir acompanhadas de suores noturnos, perda de peso, aparecimento de manchas rochas ou avermelhadas na pele, palpitações e sensações incômodas na região abdominal.

A doação é muito importante, pois a cada cem mil pacientes, apenas um doador é compatível. Devido a essa estatística, quanto mais doadores, maiores são as probabilidades de compatibilidade entre as pessoas.

O transplante de medula óssea é um gesto de amor.

Doe vida, doe medula óssea.