Saúde - Quarta-feira, 14 de Dezembro de 2022

Encerramento do PROJETO GESTAR BEM

Gestantes receberam kit de higiene

A Secretaria Municipal de Saúde realizou no dia 12 o encerramento do primeiro ciclo do Projeto Gestar Bem. Foram trabalhados os temas PLANEJAMENTO FAMILIAR - com a Assistente Social Kelly Romani; PLANO DE PARTO - com a Enfermeira Cristiane Camargo, e SHANTALA - com a Fisioterapeuta Cyntia Guerke.

Todas as gestantes que fizeram parte do Projeto receberam no encerramento um KIT DE HIGIENE composto por: MANTA SOFT, FRALDA DESCARTÁVEL P, LENÇO UMIDECIDO, TOALHA DE BANHO, SABONETE LÍQUIDO, COTONETE E BANHEIRA PLÁSTICA.

O prefeito Irani Barros, acompanhado pelo vice-prefeito Potinho e a secretária de Saúde Andréa Silva, participou do encontro final do Gestar Bem.

Projeto – Durante o ano foram realizados cinco encontros com reuniões mensais de orientações às gestantes acompanhadas pela Unidade Básica de Saúde (UBS) com o intuito de investir na Humanização e na Qualidade de atendimento às mães, bebês e famílias.

O objetivo do Gestar Bem é que, através das reuniões, as futuras mamães sejam orientadas sobre a gravidez e esclarecidas das muitas dúvidas, transformações físicas, emocionais e familiares que envolvem este processo de gestar, bem como ajudar a diminuir a ansiedade, desmistificar alguns mitos que cercam a gravidez, o parto, os cuidados com o bebê e a importância das famílias para os filhos.

Diversos assuntos foram abordados como, por exemplo: ROTINAS DE CONSULTAS E EXAMES; PARTICIPAÇÃO DO PARCEIRO; VACINAÇÃO; BENEFÍCIOS DOS EXERCÍCIOS DURANTE A GESTAÇÃO; ALIMENTAÇÃO NA GESTAÇÃO; SAÚDE MENTAL NA GRAVIDEZ E PÓS-PARTO; PUERPÉRIO; ENFRENTAMENTO DO USO DE DROGAS NA GESTAÇÃO; DESENVOLVIMENTO OROFACIAL E HIGIENE BUCAL; AMAMENTAÇÃO E REDE DE APOIO; PLANEJAMENTO FAMILIAR; PLANO DE PARTO; SHANTALA.