Saúde - Quarta-feira, 01 de Junho de 2022

Comboio da Saúde chega em Arapoti para acelerar cirurgias oftalmológicas

Comboio da Saúde chega em Arapoti para acelerar cirurgias oftalmológicas

O Prefeito Municipal, Irani Barros (PSDB), realizou nesta manhã (31) a abertura oficial dos atendimentos do Comboio da Saúde, para realização de consultas e exames pré-operatórios para cirurgias de catarata e pterígio. O evento contou com a participação da representante da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), Olga de Castro, do Diretor da 3ª Regional de Saúde, Robson Xavier, do Vice-Prefeito, Potinho (MDB), e da Secretária de Saúde, Andrea Silva. O Legislativo Municipal também estava representado pelo Presidente da Câmara, Edilson Corsini (UNIÃO), e pelo vereador Maicon Pot (SD).

O Comboio da Saúde é uma ação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) em parceria com a Secretaria Municipal que trouxe para Arapoti estrutura para atender 100 pacientes que já aguardam o atendimento, de Arapoti e também de outros municípios da região: Jaguariaíva, Sengés, Pirai do Sul, Carambeí e Ponta Grossa.

A ideia do mutirão é acelerar os exames e consultas que antecedem a cirurgia oftalmológica, ofertando atendimento regionalizado e descentralizado. Além disso, a estratégia garante um encaminhamento mais ágil, possibilitando a diminuição das filas de espera por cirurgias eletivas no Paraná. Em todo o Estado, mais de 20 mil pessoas aguardam estes procedimentos.

O Programa - Ao todo, deverão ser realizadas ainda este ano, cerca de 5,8 mil cirurgias de catarata e pterígio no Paraná, num investimento de mais de R$ 10,3 milhões do Governo do Estado. O recurso é uma iniciativa a parte do programa Opera Paraná, que já garantiu R$ 150 milhões para a realização de cirurgias eletivas.