Obras - Quarta-feira, 04 de Novembro de 2009

44 moradias serão construídas em Arapoti

Ordem de serviço para construção de 44 casas populares foi assinada na manhã da sexta-feira (16) pelo presidente da Companhia de Habitação do Paraná, Rafael Greca, em Arapoti. O conjunto residencial, que começará a ser construído nos próximos dias, se chama Santo Antônio e tem previsão de entrega em janeiro de 2010. O investimento na cidade é de R$ 631,8 mil e o empreendimento na categoria calção, que recebe subsídios do governo estadual e federal, faz parte do programa Casa da Família. Cerca de 130 pessoas estiveram presentes na abertura oficial das obras, entre futuros moradores do local, funcionários da prefeitura, vereadores e chefes de núcleos estaduais.

No terreno, doado pela Prefeitura em 2006, já foram construídas 35 casas entregues na primeira etapa do projeto â?? em setembro de 2007. Posteamento, abertura de ruas e de galerias de água e esgoto são feitos pelo Governo Municipal. â??Ficamos felizes em poder construir mais 44 moradias para a nossa população. Mas outras virão futuramenteâ?, diz o prefeito. No discurso ele sinalizou a construção cerca de 80 outras casas populares na cidade. Ele pediu também para as pessoas que receberão as moradias, para que cuidem do patrimônio, a exemplo dos vizinhos que já moram na região.

Essas casas são destinadas a pessoas carentes, que ganham até um salário mínimo por mês. Todas as famílias que irão morar no residencial já foram escolhidas. â??Na nossa seleção demos prioridade a pessoas com deficiência, idosos, famílias numerosas e àqueles que moram em locais de risco, como fundos de valeâ?, explica a assistente social da Prefeitura, Osicléia Carneiro.

â??Iniciamos hoje a ordem de serviço para a construção de 470 casas nos Campos Gerais. Mas nas próximas semanas serão iniciadas 1.592 construções no Paraná. Mais que proporcionar casa própria aos paranaenses, estamos gerando empregos por meio dessas construções. Diretos são 700 novas vagas e indiretos 1.400 que trabalharão no preparo do cimento, telhados e paredesâ?, declara Greca.

Os contemplados com as moradias terão o financiamento de cinco anos pela Caixa Econômica Federal. As parcelas mensais vão variar de acordo com o rendimento de cada família, mas ficarão entre R$ 50 e R$ 80. A escritura de cada casa ficará no nome da mulher, já que acredita-se que ela valorizará mais o imóvel, além de ter maior chance de ficar com os filhos, em caso de separação.

Cada casa possui 40 metros quadrados com dois quartos, sala, cozinha com pia, banheiro com chuveiro instalado, varanda e área de serviço com tanque. Uma delas será adaptada para pessoa com necessidades especiais.