Obras - Quarta-feira, 04 de Novembro de 2009

Residencial começa a ser construído

As obras do conjunto residencial Santo Antônio já começaram com a construção de alicerces e levantamento de paredes. O empreendimento faz parte do programa Casa da Família, da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). O investimento em Arapoti é de R$ 631,8 mil e será efetivado na categoria calção, que recebe subsídios dos governos estadual e federal. A ordem de serviço das 44 moradias populares foi assinada em janeiro pelo presidente da Cohapar, Rafael Greca de Macedo, em evento na cidade que reuniu o prefeito, Luiz Fernando de Masi (PSDB), moradores da região, secretários e funcionários da Prefeitura.

As famílias que vão morar na vila já foram escolhidas pela Secretaria de Assistência Social. Para a seleção, foram levados em consideração portadores de necessidades especiais, idosos, famílias numerosas e pessoas que moram em locais de risco, como fundos de vale. Os contemplados com as casas terão financiamento de cinco anos pela Caixa Econômica Federal e as parcelas mensais terão valor de acordo com o rendimento de cada família, mas ficarão entre R$ 50 e R$ 80. â??A escritura das casas ficará no nome da mulher, pois acredita-se que ela valoriza mais o imóvel e tem maior chance de ficar com os filhos, em caso de divórcioâ?, salienta a assistente social, Osicléia Carneiro.

A obra, segundo o engenheiro da Cohapar, Marcos Francisco Tozetto, deve ser entregue em setembro. â??Estamos com uma frente de trabalho composta por 40 homens trabalhando diariamente para entregar as casas em diaâ?, disse. No dia da assinatura da ordem de serviço, o prefeito, Luiz Fernando de Masi, disse estar contente em poder proporcionar mais residências para a população e pediu â??para que as pessoas beneficiadas cuidem do patrimônio, a exemplo dos vizinhos que moram na regiãoâ?. Os â??vizinhosâ?? mencionados pelo prefeito são pessoas contempladas com 35 casas na primeira etapa do projeto, entregue em setembro de 2007.

As residências foram construídas em terreno doado pela Prefeitura Municipal em 2006, que disponibiliza também iluminação pública, rede de água, abertura de ruas e cascalhamento. Cada casa possui 40 metros quadrados com dois quartos, sala, cozinha com pia, banheiro com chuveiro instalado, varanda e área de serviço com tanque. No residencial Santo Antônio uma das casas será adaptada para pessoa com necessidades especiais.