Obras - Quarta-feira, 04 de Novembro de 2009

Domingo é dia de futebol na serragem

Aquelas partidas de futebol tradicionais de domingo à tarde em campinhos de bairro agora foram oficializadas em Arapoti. � que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) está realizando o 1º Campeonato de Futebol na Serragem. A novidade, assim que começou a ser anunciada em rádio e carro de som, chamou a atenção daqueles que já praticam o esporte e que tão logo efetivaram as inscrições. São 30 times que juntos formam uma equipe de 270 atletas amadores. Os jogos acontecem semanalmente e percorrem as quadras de serragem dos jardins Leffers, Aratinga, Ceres e das vilas Nova e dos Funcionários.

A ideia do campeonato surgiu com o torneio de futebol de serragem, anteriormente promovido. De acordo com a SMEL, na ocasião a adesão foi grande. Além disso, notou-se a aglomeração de pessoas em torno dos campinhos aos domingos, todos querendo uma chance de jogar. â??Diante desses fatos é que resolvemos fazer esta competição. Além de ser uma atividade física, que todos sabemos da importância para uma vida saudável, os jogos trazem um momento de lazer e descontração para as tardes de domingoâ?, relaciona o coordenador de esportes, Mauricio de Oliveira.

O campeonato foi dividido em seis chaves com cinco equipes cada. Nesta etapa todos os times se confrontam. Em seguida jogam os classificados para as oitavas de final, depois quartas de final e final. A expectativa é de que até o fim de agosto o campeonato termine, completando três meses e meio de duração. Para a inscrição não foi cobrada taxa, somente 5kg de alimentos não perecíveis. Foram juntados ao todo 150 quilos de alimentos que serão entregues ao Lar Recanto dos Idosos.

â??Na próxima edição queremos fazer jogos simultâneos, para movimentar todos os campos juntos. Pretendemos também envolver crianças, jovens e o público femininoâ?, comenta Oliveira.

Cinco campos tiveram reformas e um novo foi construído para as disputas, segundo o responsável pelas obras, João Carlos Soares. Aos sábados pela manhã esses locais também são utilizados, mas para um projeto social que existe desde agosto do ano passado. O professor de educação física, Jean Carlos Klichowski, ensina futebol para cerca de 350 crianças e adolescentes entre 07 e 17 anos. â??Nós aproveitamos a estrutura e o apoio da Prefeitura para fazer este trabalho diferenciado. Nosso objetivo é a socialização desses indivíduos e proporcionar momentos de lazerâ?.

Ademir Martins já se ocupava nas tardes de domingo jogando futebol com os colegas. Para ele, a competição veio estimular seu time, â??Empreiteira Silvaâ?, a jogar com mais seriedade. â??Essa iniciativa é muito bacana. Além de animar quem já jogava, fez com que novos times surgissemâ?, declara.

A próxima rodada será disputada no dia 31, a partir das 13h, no campinho da Vila dos Funcionários. Os primeiros a se enfrentarem serão o â??Fortalezaâ? e o â??Clube Arapotienseâ?. Ao final do campeonato serão conferidos troféus e medalhas para o primeiro, segundo e terceiro colocados, além do artilheiro e goleiro menos vazado.