Obras - Quarta-feira, 04 de Novembro de 2009

Arapoti recebe do Estado quatro ônibus escolares

O transporte escolar de Arapoti foi beneficiado esta semana. Ã? que o Governo do Estado entregou para o município na tarde desta quarta-feira (01) quatro ônibus escolares por meio do programa â??Rumo Certoâ?, em evento que aconteceu na cidade de Castro. Os novos carros vão auxiliar a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) que tem em seu planejamento a renovação de toda a frota, que agora passa de 26 a 30 veículos. Dos ônibus recebidos pelo município, dois possuem 23 lugares e dois 31. Na ocasião, o governador, Roberto Requião, que foi acompanhado de grande parte de seu secretariado, além de deputados da base aliada, entregou outros 64 ônibus para cidades da região dos campos gerais.

De acordo com o secretário da SMEC, Luiz Onofre Louzada, os novos ônibus melhorarão a logística hoje aplicada na linha escolar, obedecendo melhor a horários e distâncias. â??Com mais ônibus vamos poder distribuir melhor a demanda. Inclusive teremos a possibilidade de termos um carro reserva, para emergênciasâ?, diz. Louzada conta também que agora a Secretaria poderá disponibilizar um ônibus para atender exclusivamente o Centro Estadual de Educação Profissional de Arapoti (CEEPA), nos três turnos do dia. â??Até então não era possível fazer este atendimento, nossa frota estava toda comprometidaâ?.

Em Arapoti, a linha escolar atende a 11 escolas municipais: cinco na região urbana e seis na zona rural. Ao todo, a frota percorre diariamente quatro mil quilômetros. â??Temos três mil estudantes assistidos por nossos ônibus, além de alunos que frequentam instituições de ensino do estadoâ?, conta Louzada.

O prefeito, Luiz Fernando de Masi, foi até o encontro para receber os veículos. Ele lembra que desde a sua gestão anterior, que iniciou em 2005, o Governo do Estado repassou um total de cinco ônibus para a cidade. â??Ã? como se tivéssemos ganhado um veículo desses por ano desde entãoâ?. E falou também. â??São carros que vão andar nas vias rurais, o que vai facilitar ainda mais a vida dos estudantes que moram em regiões mais afastadas do Centroâ?.

O governador do Estado destacou em seu discurso o treinamento dos motoristas, já que, para ele, não adianta apenas entregar novos ônibus. â??Temos 200 motoristas nesta etapa de entrega dos veículos. Todos receberam treinamento teórico e prático. Até mesmo porque eles estarão no dia a dia com várias crianças juntas, que são bastante ativas. Eles foram habilitados para dirigir com segurança e aprenderam a cuidar dos pequenos como se fossem seus filhosâ?, disse Requião. Segundo ele, os ônibus foram montados especialmente para o transporte escolar, pois possuem rodas com aro 18 e suspensão reforçada para estradas rurais. Ainda de acordo com o chefe de Estado, cada assento tem um encosto para a cabeça com sinto de segurança, além de um depósito para o material escolar.

A administração estadual preparou 1,1 mil ônibus para doação aos municípios. Mas, de acordo com a secretária de estado da Educação, Evelize Arco Verde, o programa â??Rumo Certoâ? não para por aí. â??Esse grande progresso do transporte escolar foi pensado justamente nas crianças que não tem acesso a escola. Queremos que todos os alunos tenham direito de entrar numa instituição de ensino. Almejamos ainda que permaneçam nas escolas, sigam até o ensino médio e passem às universidadesâ?, discursou.