Obras - Quarta-feira, 04 de Novembro de 2009

Parque é transformado em biblioteca ao ar livre

Centenas de obras literárias à disposição da população em meio ao verde. Foi isso que aconteceu no último sábado (28) em Arapoti, no maior parque da cidade. A Linha Verde ficou repleta de estudantes e famílias que foram em busca de mais cultura e momentos de lazer e conhecimento. â??Leitura no Parqueâ?? faz parte do projeto â??Minha Cidade Lêâ?? â?? que envolve toda a rede escolar do município e a comunidade.  A iniciativa do Memorial Capão Bonito â?? Casa da Cultura pretende aumentar o número de visitas à Biblioteca Municipal com diversas ações, incentivando nas pessoas o hábito pela leitura.

Várias mesas, estantes e varais com livros foram distribuídos ao longo da ciclovia para facilitar o acesso. â??A ideia de trazer os títulos para o meio do verde foi justamente para que a leitura não seja uma obrigação, como geralmente acontece em sala de aula, e nem algo só entre quatro paredes, como em casa. Este é um ambiente fora do cotidiano onde as pessoas chegam e podem sentar na grama, embaixo de uma árvore e tomar gosto, mesmo, pelos livrosâ?, explica a  diretora de Cultura de Arapoti, Valéria Gouveia.

Foram cerca de 300 pessoas entre alunos de escolas municipais e estaduais, além de famílias que participaram para que as crianças pudessem brincar, fazer pinturas de clássicos infantis e também assistir a teatro de fantoches. â??Algumas instituições de ensino resolveram fazer do evento parte da reposição de aulas, que foram canceladas depois das férias de julho por conta da nova gripeâ?, comenta Valéria.

E foi exatamente isso que a professora Clotilde Aparecida Barbosa, da disciplina de metodologias específicas, foi fazer com as alunas de formação de docentes do Colégio Estadual Rui Barbosa. â??Como temos que colocar a agenda em dia, esta foi uma ótima oportunidade de termos uma aula diferente, que envolveu recreação e, certamente, muito conhecimento literárioâ?. A professora conta que os alunos serão cobrados em sala com relatórios sobre o que viram de positivo na iniciativa, até para que possam aplicar posteriormente quando estiverem formados e atuando na área.

â??Muitas pessoas e até estudantes não possuem o costume de irem até a biblioteca da cidade, às vezes nem na da escola em que freqüentam. Por isso achei muito legal essa oportunidade, os livros no parque chamam a atenção das pessoas e realmente nos instigam a ler. Sem contar que aqui estamos entre colegas e não somos obrigados a isso, fazermos porque queremosâ?, declara a futura professora de 16 anos, Joice Carolina Lopes.

Próxima etapa

Quinta-feira agora (01) acontecerá a terceira fase do projeto de incentivo à leitura. O â??Dia Teatralâ?? vai proporcionar uma mostra de peças teatrais em que são destacadas a riqueza e a diversidade de cada história contada. â??Será como um festival de teatro, mas em apenas um diaâ?, declara a chefe de Cultura. Tudo acontecerá no auditório do Centro Administrativo Municipal de Arapoti.

Ainda há tempo

A primeira etapa do â??Minha Cidade Lêâ?? ainda está acontecendo. Nela, estudantes e comunidade tem de frequentar mais a Biblioteca Municipal para acumular pontos em uma gincana. Ao chegar a 300 pontos a pessoa ganha prêmio surpresa. â??Pretendemos que não somente alunos, mas todas as pessoas conheçam e passem a ser leitores assíduos dos títulos de nossa bibliotecaâ?, lembra a diretora de Cultura.

Quem for até o local somente para fazer pesquisas ou emprestar livros acumula três pontos; doação de livros novos da literatura infantil gera quatro pontos; leitura de títulos dentro das dependências da biblioteca rende cinco pontos; e quem fizer pesquisa com familiares no local ganha seis pontos. Lá foi criado um cadastro por meio de ficha que gerencia a pontuação do participante. Até novembro todos podem acumular pontos. Para quem ainda não tem inscrição para empréstimo de livros na biblioteca e tem mais de dez anos de idade, basta levar um comprovante de residência e a carteira de identidade para efetuá-la.

No ano que vem

A idéia era de que acontecesse neste ano. Mas por conta da paralisação das aulas devido a gripe influenza A, a etapa â??Soletrandoâ?? do projeto vai acontecer somente na edição do ano que vem. Dela participarão alunos de 4ª série ao Ensino Médio. â??Nós queremos impulsionar o aprendizado da reforma ortográfica da língua portuguesaâ?, informa Valéria. As palavras a serem soletradas terão grau de dificuldade correspondente a cada série escolar do participante. No início do ano letivo os professores receberão nas escolas o regulamento para que possam iniciar os estudos em sala. Os ganhadores levarão prêmios para si e para as escolas que representam.