Obras - Segunda-feira, 21 de Junho de 2010

Biblioteca Cidadã auxiliará estudantes e comunidade

Está em fase de construção desde o dia 11 de janeiro deste ano a Biblioteca Cidadã de Arapoti. A obra, com área total de 183 m², está sendo erguida no Centro Cívico, em terreno doado pela Prefeitura Municipal ao lado da Câmara de Vereadores. O projeto é realizado em parceria entre as secretarias de estado da Cultura, Assuntos Estratégicos e Obras Públicas, Biblioteca Pública do Paraná e Prefeitura. O espaço tem como um dos objetivos principais fomentar a cultura da cidade, proporcionando, então, mais um local que sirva de fonte de pesquisa a estudantes e também a comunidade. O que diferencia esta de outras obras do Estado é o fato de estimular e valorizar a cultura da região, já que o prédio reserva na fachada um espaço para que um artista local desenvolva um painel, em forma de pintura, por exemplo, que retrate o município. Outra característica é a preocupação com o meio ambiente, já que o projeto prevê o plantio de mudas de árvores nativas ao seu redor.

A previsão de entrega da edificação é meados do mês de julho. A inauguração deve ser feita pelo governador, Orlando Pessuti, assim como acontece em todo o Paraná, que até o fim do ano deve receber mais de 300 bibliotecas iguais a esta. O prédio reúne em um mesmo espaço cultura e tecnologia, isso porque além dos cerca de dois mil livros iniciais que possui, a biblioteca abriga um telecentro com cinco computadores com acesso à internet. â??Mas o projeto também abriga um salão comunitário e espaço cívicoâ?, comenta o secretário de Infraestrutura do município, Everson Amâncio.

O projeto arquitetônico é constituído por módulos para que possa se adaptar a diferentes tipos de terreno e também receber ampliações no futuro. â??Cada uma dessas bibliotecas, com edificação, acervo, equipamento e treinamento de pessoal para atendimento ao público, custam ao Estado aproximadamente de R$ 313 milâ?, indica Amancio.

De acordo com a Secretaria de Estado da Cultura, o acervo da biblioteca abrange todos os gêneros literários que promovem a inclusão cultural de quem a visita. Além disso, no telecentro, mais que computadores à disposição da comunidade, serão instalados aparelho de televisão, vídeo e DVD. O artista para a pintura na fachada do prédio e as espécies de árvores que serão plantadas no terreno ainda não foram escolhidos.