Obras - Segunda-feira, 20 de Dezembro de 2010

Obras de recape na região central estão em fase final

Quem anda pelas ruas do Centro, Jardim Ceres e Vila Holandesa agora vê belas ruas, bem pavimentadas e com ótima sinalização horizontal e vertical. Isso foi possível por conta do empenho da Prefeitura Municipal em melhorar a qualidade de vida na cidade. As obras de novo recape começaram em março, um investimento de R$ 3,8 milhões em parceria com o governo do estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano â?? Paranacidade. A contrapartida da Prefeitura está sendo de R$ 285 mil. São 16 trechos de ruas e avenidas beneficiados, que somam um total de 11,3 quilômetros. Calçadas, grama e meio fio também foram instalados. Pessoas que necessitam de necessidades especiais para se locomover tiveram atenção especial. Exemplo são os cadeirantes, que ganharam dezenas de rampas de acesso. â??Com a modernização das cidades, é fundamental o respeito com as diferenças, por isso termos que privilegiar a acessibilidade nas ruasâ?, declara o prefeito, Luiz Fernando De Masi.

Colaboradores da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI) estão terminando de pintar a sinalização de algumas vias. A previsão de entrega é janeiro do ano que vem. Em algumas das vias contempladas, faziam cerca de 20 anos que não eram feitas intervenções asfálticas tão significativas. Na Rua Jauri Viana Esteves, por exemplo, foi necessária a remoção do pavimento antigo por conta de infiltrações. Segundo a SMI, isso aconteceu em virtude do alto tráfego de caminhões que afundou o pavimento. Agora ele foi reforçado para evitar este tipo de problema.

Silmara de Lara Justo mora no bairro Cachoeirinha. Para ir até o trabalho e levar a filha para a escola ela passa pelo Centro, ao menos, quatro vezes ao dia. Segundo a contadora, as obras melhoraram bastante o seu trajeto. â??Algumas ruas estavam bem ruins, cheias de buracos e vivíamos â??caindoâ?? dentro deles. Agora melhorou muito, justamente por causa dos veículos, gera menos manutençãoâ?.

â??Com certeza, com essas obras, a grande beneficiada é a população. O comércio sairá ganhando muito também. Esses novos asfaltos já trazem comodidade às pessoas por conta da redução do pó, por exemploâ?, diz o prefeito.

Calógeras, mais um canteiro de obras

Assim como quem vive ou passa por Arapoti e vê a qualidade dos novos asfaltos, quem vai até o distrito de Calógeras, a 20 quilômetros do Centro, vê um verdadeiro canteiro de obras que, em breve, também será sinônimo de qualidade de vida com a nova pavimentação. Lá, uma rua receberá asfalto e outras nove nova pavimentação de pedra irregular. Isso soma 3,4 quilômetros de vias beneficiadas.

O distrito é povoado por três mil pessoas. Todas as ruas receberão galerias de água, calçadas, grama, meio-fio e rampa de acesso para cadeiras de rodas. No caso da acessibilidade, com essas intervenções, a vila central do distrito será 100% acessível aos cadeirantes, de acordo com a responsável pela Divisão de Obras Públicas do município, Ana Claudia Krul. â??Lá as obras terminarão um pouco mais tarde que em Arapoti, pois começaram depois. Mas nossa previsão é entregar no primeiro semestre de 2011â?, diz.

De acordo com o secretário da SMI, Everson Amâncio, os moradores estão satisfeitos com os investimentos. â??Tanto na região de Arapoti quanto em Calógeras, a satisfação é clara. Nas casas estão felizes pela redução de pó em dias de sol e barro em dias de chuva. No comércio estão contentes pela eliminação dos buracos, fator que traz novamente os clientesâ?, finaliza.