Obras - Quarta-feira, 21 de Setembro de 2011

Secretaria de Saúde faz parceria com Polícia Rodoviária na Semana Nacional do Trânsito

Em virtude da Semana Nacional do Trânsito, que este ano ocorre de 19 a 25 de setembro, a Polícia Militar Rodoviária (posto da PR092 â?? Km 220) convidou a Secretaria Municipal de Saúde de Arapoti para desenvolver uma atividade voltada para os viajantes. â??Pensamos principalmente nos caminhoneiros, que estão sempre viajando e muitas vezes não têm tempo para cuidar da saúdeâ?, explica o 2° Sargento Levi.

As atividades aconteceram no último dia 20, no próprio posto policial, onde foi organizada uma estrutura para a realização de alguns exames e orientação sobre diversas doenças. Os policias paravam os caminhões e convidavam os motoristas a fazer uma pequena parada para verem como estava a saúde. Mas qualquer outro passante interessado em realizar os procedimentos podia parar para examinado.

Foram realizados medição de peso e altura para a obtenção do Índice de Massa Corpórea (IMC), circunferência abdominal, pressão e taxa glicêmica. Os dados eram então interpretados pelos profissionais de saúde ali presentes, a fim de tirar possíveis dúvidas. Também eram distribuídos folders e dada orientação sobre doenças como hepatite, hanseníase, tuberculose e DSTâ??s.

Ao final do dia, 63 pessoas foram examinadas e orientadas. Clementino Bonjorno, caminhoneiro que também foi examinado, conta que gostou muito da idéia. â??Ã? muito bom, principalmente para a gente que passa muito tempo fora de casa. Consulta no meio da estrada facilita muito. Deviam fazer mais vezesâ?. A diretora da estratégia Saúde da Família, Emilaine Klichowisk, também vê como proveitosa a atividade. â??Foi uma parceria muito importante, pois verificamos que muitos deles possuem risco elevado de desenvolver uma doença cardiovascular e diabetes. Ã? necessário orientá-los sobre a prevenção dessas e de outras doençasâ?, finaliza.