Obras - Quarta-feira, 27 de Fevereiro de 2013

Prefeito busca adesão ao Programa Patrulha do Campo

No último dia 19, o Prefeito Municipal Braz Rizzi, juntamente com quatro vereadores, esteve em Curitiba para uma reunião com prefeitos da região e representantes da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (CODAPAR). O objetivo do encontro foi definir ajustes para adesão ao consórcio intermunicipal do Programa Patrulha do Campo, do Governo do Estado, que disponibilizará patrulhas rurais para o trabalho de readequação e melhoria de estradas rurais. "� um programa de grande importância para o município, visto que Arapoti é 90% agrícola", lembrou Braz Rizzi durante a reunião.

Lançado em novembro do ano passado pelo governador Beto Richa, o Programa visa implantar um sistema de gestão de estradas rurais com a implementação e disseminação do conceito de adequação, readequação e manutenção das mesmas, para que além de permitir a trafegabilidade durante, atue como instrumento de preservação dos recursos naturais, reduzindo os custos de manutenção e aumentando sua vida útil.

Nesta primeira conversa sobre a adesão, participarão do consórcio, além de Arapoti, os municípios de Castro, Carambeí, Piraí do Sul, Jaguariaíva e Sengés. A CODAPAR ficará responsável por capacitar os operadores para executar a adequação e manutenção das estradas; elaborar projetos técnicos das estradas, disseminando esta prática junto aos municípios para que seja aplicada nos demais trechos a serem trabalhados e acompanhar junto aos Consórcios a execução das obras. Já aos municípios, caberá a responsabilidade pela contratação e pagamento de operadores de máquinas e pelos gastos com combustíveis.

A Secretaria da Infraestrutura e Logística e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) irá repassar os equipamentos e capacitar os operadores de máquinas. A patrulha será composta por escavadeira, trator de esteira, pá-carregadeira, motoniveladora, rolo-compactador, caminhão-comboio, caminhonete, carreta para o transporte dos equipamentos e cinco caminhões basculantes.

*Matéria de Nicole Chiaradia â?? Assessora de Comunicação da Câmara Municipal de Arapoti