Obras - Terça-feira, 07 de Maio de 2013

Braz Rizzi avalia seus quatro primeiros meses de governo

Pouco mais de 120 dias se passaram desde que Braz Rizzi assumiu a prefeitura de Arapoti. Analisando os acontecidos, ele aponta os principais fatos até agora.

â??Encontramos uma prefeitura com muitos problemas, grandes dívidas. Sabíamos que o trabalho não seria fácil, como não está sendo. Mas temos força de vontade e vamos conseguir por a casa em ordemâ?, afirma. Ele lembra que um dos principais compromissos de campanha era a melhoria na saúde municipal, e que já foram feitos grandes avanços. â??Já temos nove médicos a mais no nosso quadro, praticamente o dobro do que tínhamos no início, e com o mesmo custo de antes. O posto de saúde do Humaitá hoje conta com atendimento agendado. Compramos uma van zero quilômetros, que deve ser entregue nos próximos dias, para fazer o transporte de pacientes que precisam ir para outras cidades e estamos lutando junto ao Governo estadual para reabrirmos o centro obstétrico e a sala de raio-x do Hospital 18 de Dezembroâ?. Ainda na saúde, o prefeito comenta que agora há atendimento regular nas zonas rurais, como Cerrado das Cinzas, Boa Vista, Roncador, Caratuva e Capão Bonito

Na educação Braz lembra que já está em fase de implementação a construção da nova escola do Jardim Aratinga. â??O terreno é bem grande, poderemos construir dois blocos para que tanto a escola estadual quanto a municipal possam trabalhar em prédios novos, com estrutura adequada para nossas crianças e jovensâ?. Com relação aos jovens, foi iniciado em Arapoti o Programa Jovem Aprendiz, que tem como objetivo capacitar jovens da cidade para trabalharem nas indústrias da cidade. â??A partir do ano que vem pretendemos incluir no Programa a capacitação para trabalho no comércio também, incluindo aí jovens a partir dos 14 anos de idadeâ?, complementa o prefeito.

Ainda com relação à educação e conhecimento, Rizzi cita a parceria com o Instituto Mundo Melhor (IMM), que trará para a cidade os projetos Sala Virtual e Expresso da Informática, onde a população terá acesso a ensino a distância e inclusão digital. â??Também é importante lembrar que o projeto para a construção de uma nova sede para o CEEP [Centro estadual de Educação Profissional - ou colégio agrícola, como é conhecido] já voltou a tramitar e trará enormes benefícios para os jovens de nossa cidade no âmbito da profissionalizaçãoâ?, comenta Braz.

O esporte também tem recebido grandes incentivos nessa gestão. Além da realização da fase municipal dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS) e do Campeonato Municipal de Futsal, chegou a Arapoti a escolinha de futsal e futebol de campo do Clube Atlético Paranaense. â??Ela abrange uma grande faixa de idade [06 a 17 anos], e por isso é um enorme incentivo à prática de esportesâ?, coloca o prefeito. Também focado nesse incentivo, estão sendo distribuídos kits esportivos para as escolas municipais. â??Queremos que nossas crianças tenham o gosto pelo esporte desde cedo, e para isso é preciso que os professores possam trabalhar com bons materiais. Estamos procurando ajudá-los da melhor maneira possívelâ?, complementa Braz.

Para melhorar a agricultura, parte forte da nossa economia, Arapoti foi inscrita no Patrulha do Campo, um programa do Governo Estadual que visa a gestão das estradas rurais. Braz também está buscando a adesão ao projeto que fomenta a piscicultura (criação de peixes). â??Ã? um projeto muito importante, pois além da questão do desenvolvimento econômico ele tem como objetivo a inclusão de peixes e derivados na merenda escolarâ?, complementa. E já está em processo de liberação R$ 72 mil para a compra de calcário para os pequenos produtores. â??Para esses agricultores é uma grande ajuda, pois o calcário reduz a acidez do solo e também age como fertilizante, dando maior resistência ao plantio e aumentando a produtividadeâ?, complementa o prefeito.

Com relação à infraestrutura, foram patroladas todas as estradas rurais onde passam os ônibus escolares e recuperadas as demais que se encontravam em situação mais crítica. â??Ã? preciso pensar na mobilidade de todos, facilitar o acesso das crianças à escola e o escoamento da nossa produção agrícolaâ?, completa. Na parte veicular foram recuperados uma ambulância, um trator esteira, uma retroescavadeira e reformado um ônibus doado pela Receita Federal. â??Ele será utilizado para atender as necessidades da secretaria de educação e da divisão de esportes de modo geralâ?, afirma. E para deixar Arapoti mais bonita, foram retiradas mais de 2 mil caçambas de lixo e entulho de toda a cidade.

Apesar dos grandes avanços, Braz sabe que ainda há muito a ser feito. â??Sabemos que a cidade precisa melhorar muito. Mas estamos nos esforçando e trabalhando duro para fazermos o melhor para Arapoti. O trabalho é difícil, mas a população pode ter certeza do meu comprometimento. Vou dar o melhor de mim para fazer esta cidade crescer e prosperarâ?, finaliza.