Obras - Quarta-feira, 24 de Julho de 2013

Sistema de esgoto de Arapoti será ampliado

Na tarde de ontem (23), o gerente geral da Sanepar da Região Sudeste, Antonio Carlos Gerardi, e o gerente regional Juarez Wollz, estiveram no gabinete do prefeito municipal, Braz Rizzi, apresentando o cronograma de obras para ampliação da rede coletora de esgoto da cidade.

Com prazo de conclusão de 720 dias, os trabalhos iniciam com a instalação da rede na Vila Santo Antônio e no Jardim Ceres. â??O assentamento da tubulação podem causar pequeno transtorno. No entanto, os benefícios em saúde e qualidade de vida serão permanentesâ?, reforça o gerente regional da Sanepar Juarez Wollz.

As obras ainda incluem a ampliação da estação de tratamento de esgotos, a instalação de 20,5 quilômetros de redes coletoras e mais 6,3 quilômetros de tubulação, entre coletores tronco de efluentes, linhas de recalque e emissários, além da construção de duas estações elevatórias de esgoto. O investimento será de R$ 4,6 milhões e irá possibilitar que 1.355 famílias sejam integradas ao sistema.

Para Braz, essa é uma obra de grande importância para a cidade. â??Estamos muito felizes porque ela representa um ganho em saúde para a população e contribui para o nosso objetivo de fazer uma Arapoti melhorâ?, afirma. Atualmente, 55% da cidade tem cobertura do sistema de esgotamento sanitário. Com a conclusão das obras, 70% dos moradores serão atendidos com o serviço.

Para o deputado federal Sandro Alex, que também esteve presente na reunião, esta é uma forma de promover o desenvolvimento na cidade. â??O trabalho não pára. Junto com a Sanepar e a Prefeitura Municipal, vamos procurar viabilizar projetos para que a cobertura de esgoto leve Arapoti a índices de primeiro mundoâ?, coloca.

Durante a reunião, também foram discutidas as possibilidades de novos convênios para a continuidade das obras de ampliação do sistema de esgoto na cidade. Também estiveram presentes: os secretários municipais de Infraestrutura, André Avelino de Carvalho e Silva, de Meio Ambiente, Poliana Monti e Silva, o vereador João Maria Bueno Bonfim e o engenheiro Joel Pires.

*Com assessoria Sanepar