Obras - Quinta-feira, 25 de Julho de 2013

Meio Ambiente divulga propostas discutidas na Conferência Municipal

Na última terça-feira (23), foi realizada a etapa municipal da 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente. Além da escolha dos delegados que participarão da conferência estadual, foram discutas ações de melhorias em quatro eixos principais. Estiveram presentes no evento o prefeito municipal, Braz Rizzi, o deputado federal Sandro Alex, e o gerente regional da Sanepar, Juarez Wollz.

Em se tratando de produção e consumo consciente, foram propostos: Proibir o uso de garrafas long neck, e estimular o uso de embalagens de vidro retornáveis; promover treinamentos com funcionários do comércio em parceria com Associação Comercial do município, a fim de conscientizar com relação ao descarte das embalagens e diminuir uso de sacolas plásticas; incentivar uso de sacolas retornáveis; estender aos órgãos públicos municipais a obrigação de destinar todos os seus resíduos recicláveis para uma cooperativa ou associação de catadores específica do ramo; fazer com que a Companhia de Saneamento do Estado do Paraná (Sanepar) elimine a taxa mínima e cobre valor do que realmente é gasto.

Com relação à redução dos impactos ambientais, estão entre as propostas: ampliação da coleta seletiva de lixo; um trabalho específico para coleta de resíduos, sofás, entulhos, fogão, geladeira; concurso e contratação de um fiscal de obras e um fiscal de posturas; criação de um novo aterro com usina de compostagem; diagnosticar a situação ambiental de Arapoti.

Para a criação de emprego e rendo os participantes indicaram: Criação de incentivos financeiros para a aquisição de equipamentos para utilização na cadeia produtiva de recicláveis, agregando mais valor aos produtos; investimento em capacitação dos catadores com cursos de formação profissionalizantes; estimulo de parcerias entre as associações, faculdades e empresas para desenvolvimento de projetos ambientais; incentivo de pesquisas para viabilizar economicamente a melhoria continua da destinação dos resíduos sólidos; fortalecimento da associação existente.

No eixo sobre educação ambiental foram sugeridas as ações: Incluir no cronograma escolar a disciplina de educação ambiental; investir em comunicação visual com carros de som, panfletos, faixas, banners; desenvolver educação ambiental dentro das escolas, empresas, universidades, repartições públicas; contratação de equipes para implantar a capacitação na educação ambiental; desenvolver parcerias com o setor privado na gestão dos resíduos sólidos.

Para levar estas discussões até a Conferência Estadual do Meio Ambiente, que acontecerá nos dias 05 e 06 de setembro, em Foz do Iguaçu, foram eleitos quatro delegados, sendo dois governamentais e dois não-governamentais. São eles, respectivamente: o vereador João Maria Bueno Bonfim; o chefe de Divisão de Produção vegetal e Arborização Urbana, Fabiano Henrique Baratti; o presidente da Associação de Apicultores de Arapoti, Daunei Luiz de Oliveira; a presidente da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Arapoti (Acomar), Marina de Jesus.