Obras - Terça-feira, 11 de Novembro de 2014

Arapoti sedia reunião da AMCG pela primeira vez

Na manhã da última sexta-feira (07), prefeitos da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi) estiveram reunidos com deputados federais e estaduais eleitos pela região. O encontro aconteceu em Arapoti, e contou com a presença dos deputados estaduais, Plauto Miró Guimarães, Péricles de Holleben Mello e o eleito Márcio Pauliki, além dos deputados federais Sandro Alex e o eleito Aliel Machado.

Na ocasião, os gestores discutiram a situação dos municípios e formas dos representantes eleitos ajudarem a amenizar a crise financeira que atinge diversos municípios. Os deputados estaduais se comprometeram a marcar uma reunião com o presidente e demais integrantes do Tribunal de Contas do Estado, a fim de intermediar uma conversa sobre o limite prudencial dos municípios, o qual se encontra cada vez mais comprometido.

Já os deputados federais falaram sobre reforma política, desburocratização para a chegada de recursos e aumento do Fundo de Participação dos Municípios, já que de acordo com o deputado federal Sandro Alex, parte das dificuldades financeiras enfrentadas pelos gestores se deve aos atrasos dos repasses de verbas das esferas estadual e federal.

Para o chefe de gabinete, Washington Luiz Pietrochinski, foi uma honra poder receber tantas autoridades políticas na cidade. â??Foi uma grande satisfação ter conosco os prefeitos e deputados, com certeza isso faz de Arapoti um importante ponto político na regiãoâ?.

Propostas para a região

Os representantes eleitos não só ouviram as sugestões dos prefeitos, mas também indicaram medidas para melhorar as cidades da região. Dentre as propostas apresentadas está a soma de esforços dos prefeitos para cobrar junto ao Governo do Estado a duplicação da rodovia entre Piraí do Sul e Jaguariaíva e o funcionamento do Museu de Vila Velha, que serviria como um portal dos Campos Gerais.

Também foram firmados compromissos de lutar por investimentos de qualidade na região, estimulando o crescimento de pequenas e médias empresas, e de incluir o Contorno Norte e o Centro de Oncologia dos Campos Gerais nas obras do PAC 3.

Medidas para o final do ano

Antes do início do contato com os deputados, os prefeitos da AMCG se reuniram para discutir medidas para acertas as contas no final do ano. De acordo com o presidente da Associação, Osmar Blum, â??todos vão tomar as medidas necessárias para fechar suas contas e garantir o décimo terceiro salário de seus servidoresâ?. Também ficou acertado que a maioria das Prefeituras da região irá aderir ao recesso de 22 de dezembro a 5 de janeiro, e ao corte das horas extras.

Para o prefeito anfitrião, Braz Rizzi, o encontro foi muito proveitoso. â??Pudemos conhecer as propostas dos deputados para nossa região e também falar quais as nossas necessidades. Acredito que teremos ótimas parcerias, que trarão muitos benefícios para Arapoti e todo os Campos Geraisâ?, finaliza.