Obras - Quarta-feira, 03 de Dezembro de 2014

Oficina de artes busca dar nova direção a jovens em conflito com a lei

O Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS) trabalha com crianças e adolescentes que praticaram algum ato ilícito, e por isso estão cumprindo medidas socioeducativas. A fim de proporcionar novas experiências para esses jovens, são oferecidas algumas oficinas, e uma delas é a de Construção Cenográfica â?? Lixo vira arte.

Ministrada pelo professor Marcela Pirajú, ela tem por objetivo reutilizar coisas que seriam jogadas fora e transformar em obras artísticas. Entre os materiais utilizados estão jornal, papelão e faixa de poste. â??Ã? um prazer muito grande apresentar a arte para estes jovens que muitas vezes não têm muita opção. E também mostrar a importância do trabalho em conjuntoâ?, afirma o professor.

Anaclides, um dos jovens que participou da oficina conta da satisfação que foi ver seu trabalho virando objeto de exposição. â??Ã? muito diferente ver aquele monte de coisa virando arte, mas a hora que vê o boneco pronto é bem legal, dá orgulhoâ?, conta o adolescente que já tinha tentado outras oficinas, como violão, e não havia se identificado.

Os objetos produzidos pelos alunos ficarão em exposição no CREAS, na Rua Moisés Lupion (antiga prefeitura), até o próximo dia 08. â??São obras impressionistas, que causam estranheza. Mas a ideia é essa mesma, é mostrar que mesmo algo estranho a primeira vista tem uma coisa legal por trásâ?, complementa Marcelo.