Obras - Sexta-feira, 19 de Outubro de 2018

Realizada 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Secretaria Municipal de Assistência Social realizaram a 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o tema ?Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências?.

Como explica a Secretaria Municipal de Assistência Social, Fabiane Kluppel, a conferência reafirma os conceitos da democracia participativa, permitindo à sociedade e demais envolvidos com o sistema de proteção à criança e ao adolescente contribuir efetivamente para sua consolidação. ?É um momento de reflexão, troca de experiências e proposição de sugestões que serão importantes para o desenvolvimento das politicas públicas em todos os seus âmbitos?.

?A conferência é uma conquista democrática, que proporciona à sociedade um espaço deliberativo de influência real para a construção de uma sociedade melhor?, complementa o jornalista Douglas Moreira, responsável pela palestra de abertura do evento, na qual traçou um panorama histórico do estabelecimento e construção de todo o arcabouço de direitos humanos para crianças e adolescentes.

A conferência focou seu trabalho em cinco eixos temáticos: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes; Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes.

Também participaram da mesa de abertura o Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Arapoti Jeovane Varela, representando a Prefeita Nerilda Penna; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores Jean Klichowski; a presidente da Câmara Jovem Ariadine Camargo, o conselheiro tutelar Romanti Moreira; e a presidente do CMDCA Márcia Cristina Souza, responsável por abrir a conferência, que ainda contou com as apresentações do Coral da Associação de Assistência Social Cristã de Arapoti (AASCA), da Banda do Programa de Atendimento à Criança e ao Adolescente de Arapoti (PACAA), do Balé da AASCA e da Banda da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).