Administração - Quarta-feira, 24 de Fevereiro de 2021

Assistência Social trabalha em prol de cidadãos em situação de vulnerabilidade social

A Secretaria Municipal de Assistência Social é a divisão da Prefeitura Municipal responsável pela gestão da assistência social em Arapoti. Seu atendimento é dirigido prioritariamente a cidadãos, grupos e famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Atuando de maneira integrada com outros órgãos governamentais para compor a rede socioassistencial do município, a pasta trabalha para consolidar as políticas públicas de Assistência Social no município de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). ?Trabalhamos com o intuito de aprimorar e expandir nossos serviços?, acrescenta a secretaria municipal de Assistência Social Osicleia Carneiro.

São quatro os equipamentos de atendimento público disponíveis para a população: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Central, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Vila dos Funcionários e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Além destes, há ainda o Centro de Assistência Social de Calógeras, que funciona como uma extensão dos serviços de proteção social básica e proteção social especial destinados a atender os moradores do distrito e suas imediações.

Serviços ? Estão organizados em dois níveis de proteção social: básica e especial.

Proteção Social Básica ? Prestada através dos CRAS, refere-se à prevenção de situações de risco e oferta de serviços que visam a socialização e convivência familiar e ou comunitária.

Proteção Social especial ? Encontrada no CREAS, se caracteriza pela atenção integral, sendo voltada às famílias e indivíduos com direitos violados e laços familiares ou comunitários rompidos ou fragilizados.