Administração - Terça-feira, 13 de Abril de 2021

Cem Dias de Governo ? Gestão reduziu gastos com alteração na estrutura administrativa

Quando a atual gestão assumiu a administração municipal, uma de suas preocupações foi a de melhor alocar recursos públicos. Indo de encontro a esse objetivo, a Secretaria Municipal de Administração buscou reduzir a estrutura administrativa e aproveitar melhor os funcionários de carreira da Prefeitura.

Assim, a Secretaria Municipal de Esportes deixou de existir, passando a ser uma Divisão dentro da Secretaria de Educação e a Coordenação da Defesa Civil deixou de ter status de Secretaria e virou uma divisão dentro da estrutura do Gabinete do Prefeito. Essas alterações resultaram numa economia superior à cem mil reais por ano

Outra medida, adotada já no início do mandato, gerou economia de cerca 56 mil reais com nomeações. Isso se deu através da nomeação de concursados para cargos de comando e, consequente, redução do número de comissionados. ?Com essa decisão buscamos valorizar e reconhecer nossos servidores e ainda evitamos o aumento da folha salarial em razão de novas contratações?, explica o prefeito Irani Barros.

Comparando: em novembro de 2020, haviam 39 funcionários em cargo de comissão, hoje são 23. Atualmente, são 45 os servidores com gratificação, enquanto em novembro passado, esse total era de 33.

Além disso, já em seu primeiro mês, a administração municipal concedeu aos servidores a reposição inflacionária, progressões de carreira e elevação dos pisos salariais dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate à Endemias.

A Secretaria de Administração elaborou ainda um decreto, Nº5.939 de 2021, regulamentando horas extras e providenciou o aterramento de duas piscinas em desuso nos fundos do Centro Administrativo Municipal como medida de prevenção contra a Dengue. Além disso, retomou a promoção de Leilão de Bens Inservíveis e Sucatas.