Administração - Quinta-feira, 15 de Abril de 2021

Assistência Social atua para amenizar consequências da pandemia sobre população socialmente vulnerável

A Secretaria de Assistência Social do Município tem atuado diretamente no atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade social para assegurar que sejam assistidas durante a pandemia. Cestas Básicas (benefício eventual auxílio alimentação) são distribuídos e destinados às famílias atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do Município (CRAS Central, CRAS Vila dos Funcionários e Calógeras).

\"A equipe técnica dos CRAS avalia a situação da família e realiza a concessão do beneficio, que atenderá de imediato a situação de alimentação?, explica a secretária Osicléia Carneiro. Além disso, explica a secretária, a equipe do CRAS realiza avaliação da família para realizar outros encaminhamentos que auxiliem a família e para que possam acessar outros benefícios e até mesmo sair da situação de vulnerabilidade do momento. ?Essas ações fazem parte do cotidiano da equipe dos CRAS, mas foram intensificadas por conta da pandemia?, complementa Osicléia.

Assistência Social no pós pandemia ? Segundo a secretária, a gestão já está fazendo avaliação desse cenário, levantando adolescentes, jovens, adultos e famílias, de forma geral, sem perspectivas de emprego e famílias e pessoas que ainda não estejam inseridas em programas sociais.

Para amenizar esses problemas, a gestão reforçará ainda mais as políticas de assistência social em serviços de fortalecimento de vínculos, geração de renda, empoderamento (principalmente de adolescentes, jovens e mulheres) e no empreendedorismo de jovens e mulheres provedoras de seus lares. ?A Assistência Social, junto à gestão municipal, vem planejando ações, programas e medidas exclusivas para enfrentar essas questões?, acrescenta a Secretária.

Trabalho - A Secretaria de Assistência Social continua realizando seu trabalho com as famílias. ?É um desafio, tivemos que adaptar nossa forma de trabalho, mas o atendimento que prestamos à população, dando-os suporte nesse momento difícil, é importantíssimo e, por isso, procuramos realizá-lo da melhor maneira possível dentro dessa nova realidade que nos foi imposta?, enfatiza a Secretária.

- Secretária de Assistência Social: (43) 3512-3152

- CRAS Central: (43) 3512-3040