Obras - Quinta-feira, 20 de Maio de 2021

Maio Amarelo - Atitudes para deixar o trânsito mais seguro

A violência no trânsito é a nona principal causa de morte entre jovens no mundo inteiro. O Brasil está entre os países mais violentos do mundo quando o assunto é trânsito. As causas podem ter diversos fatores, mas dependem principalmente de um componente: as pessoas.

Seja no papel de motorista, motociclista, ciclista ou pedestre, cada um pode e deve fazer a sua parte para evitar que o número de acidentes aumente. Isso significa mais proteção para você e para as demais pessoas.

Confira abaixo atitudes que contribuem para um trânsito mais seguro:

- Só assuma a direção se estiver sóbrio e bem disposto

Substâncias como álcool e drogas alteram a atenção e os reflexos das pessoas, por isso, nunca assuma a direção se tiver consumido algum dos dois. Isso também vale para alguns remédios e caso você sinta sono ou cansaço. Assumir o volante nestas condições é colocar a sua e demais vidas em risco. Mas isso não vale apenas para motoristas e motociclistas: ciclistas e pedestres também devem se cuidar.

- Faça manutenções regulares no seu veículo

Conheça o seu carro: garanta que ele esteja em plena condição de circular. Falhas mecânicas ou pneus carecas, por exemplo, podem causar acidentes, principalmente em vias mais rápidas. Também é importante estar atento ao funcionamento de todas as luzes do seu veículo, para que você seja melhor avistado na estrada e possa indicar as suas intenções, como seta indicativa, luz de freio e de ré.

- Respeite todos os tipos de sinalização de trânsito

A sinalização mandou parar ou dar a preferência? Faça isso. O limite de velocidade é de 60km/h? Respeite também e não apenas quando estiver perto do radar. O semáforo está vermelho? Pare e aguarde a sua vez. Há uma ciclofaixa? Não estacione ou pare o carro em cima dela. Respeitar a sinalização de trânsito é o mínimo que motoristas, ciclistas e pedestres devem fazer para garantir a sua segurança e a dos outros.

- Não utilize celulares ou outras distrações

Esta também vale para todas as pessoas que fazem parte do trânsito: motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Não se distraia com celular, tablets e aparelhos de som enquanto estiver dirigindo. E não estamos apenas falando de mandar mensagens de texto ou falar ao celular, enviar mensagens de áudio ou fazer ligações no viva voz também distraem o motorista e podem causar acidentes. Se for uma ligação urgente, pare o carro, moto ou bicicleta em local apropriado e faça a ligação. A dica de não se distrair também vale para os pedestres, que podem atravessar ruas e acessos sem perceber a aproximação de veículos e causar acidentes.

- Utilize cinto de segurança e capacete

Contribua com a sua segurança: cinto e capacete são obrigatórios! Aqui vamos incluir a utilização correta da cadeirinha para crianças, que também contribui para a segurança dos pequenos. Há motivos para que estes itens sejam obrigatórios: eles salvam vidas. Por menor que seja a distância a ser percorrida, a regra é clara: tem que usar cinto, capacete e cadeirinha. Até porque a maior parte dos acidentes costuma acontecer perto de casa, quando as pessoas se sentem mais confiantes e relaxam na segurança.