Administração - Terça-feira, 15 de Junho de 2021

CREAS trabalha tema Violência Financeira contra idosos em mês de conscientização

Junho é mês dedicado ao trabalho de conscientização da violência contra a pessoa idosa. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) está trabalhando o tema ?Violência Financeira?, visando conscientizar idosos e familiares a respeito desse assunto tão importante.

O tema ?Violência Financeira? foi sugerido pelo Conselho Municipal de Direitos do Idoso (CMDI), indo de encontro à constatação das técnicas do CREAS de um aumento nas demandas relacionadas à violência financeira contra a pessoa Idosa.

Registro ? O presidente do CMDI, Antônio Alves, a vice-presidente Maria Olívia Depizzoli Zacharias, a Assistente Social do CREAS e secretária executiva do CMDI Débora Pais de Campos, a psicóloga do CREAS Fabiana Balzanelo e a secretária municipal de Assistência Social Osicléia Carneiro posaram pra foto em frente ao laço roxo que simboliza a campanha, que em Arapoti está sendo tocada pelas técnicas do CREAS e vêm sendo realizada online e através de comunicação visual em razão da pandemia.

Você sabe o que é violência financeira?

É toda e qualquer pratica que visa a apropriação ilícita de patrimônio (bens, dinheiro, cartão do banco, cartão de benefício, entre outros) de uma pessoa idosa; contratação de empréstimos oferecidos por agentes financeiros, sem consentimento ou sem pleno conhecimento da pessoa idosa quanto às regras e conseqüências dos contratos. A violência financeira, um crime, pode ser realizada por familiares, profissionais ou instituições.