Administração - Terça-feira, 29 de Junho de 2021

Levantamento aponta redução de cerca de 50% na incidência do mosquito da Dengue no município

O terceiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) realizado nesse ano em Arapoti demonstrou uma redução de cerca de 50% na incidência do mosquito Aedes Aegypt em relação à medição anterior, feita dois meses antes. O centro foi a região da cidade onde foi detectada a maior presença do mosquito e suas larvas, majoritariamente em pratos de plantas.

Como explica o coordenador de endemias Flávio Correia, esses levantamentos permitem o planejamento das ações de combate à Dengue, demonstrando onde o trabalho precisa ser reforçado. ?O que nos preocupa é a incidência do mosquito se dar predominantemente em residências, demonstrando que a população precisa ter mais cuidado quanto às medidas que evitam a proliferação do mosquito da Dengue?.

População também precisa colaborar - A Prefeitura Municipal de Arapoti continua fazendo o seu trabalho, intensificou os trabalhos do setor de limpeza pública nas ruas desde o começo da nova gestão. Da mesma forma, a equipe de Agentes de Endemias segue realizando fiscalizações e empreendendo ações para o combate ao mosquito, mesmo em meio a pandemia.

No entanto, a colaboração da população é imprescindível. Por isso, para evitar e reduzir os casos de Dengue, todos devem fazer sua parte e:

? Verificar se a caixa d\'água está bem tampada;

? Deixar as lixeiras bem tampadas;

? Colocar areia nos pratos de plantas;

? Recolher e acondicionar o lixo do quintal;

? Limpar as calhas;

? Cobrir piscinas;

? Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários;

? Limpar a bandeja externa da geladeira;

? Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação;

? Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado;

? Cobrir bem a cisterna;

? Cobrir bem todos os reservatórios de água.