Saúde - Quarta-feira, 30 de Junho de 2021

NASF de Arapoti conta com nutricionista clínica em sua equipe

O Núcleo Ampliado de Saúde da Família de Arapoti (NASF) é o único da região que conta com nutricionista clínica em sua equipe. A profissional, que também atua nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), é responsável por fazer a avaliação e acompanhamento nutricional mensal de pacientes com comorbidades, crianças com risco nutricional, pacientes acamados em uso de sonda, pacientes que passaram por cirurgia bariátrica, gestantes, e pessoas acamadas.

Como explica a nutricionista Veronica Thomé, o acompanhamento nutricional é importante para que os tratamentos em andamento sejam mais efetivos. Além disso, são realizadas orientações para alimentação saudável, perda ou ganho de peso, controle de diabetes, hipertensão, e outras patologias.

?Os pacientes são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde, nós avaliamos o caso e prescrevemos a dieta mais adequada, tendo por objetivo melhorar a qualidade de vida e saúde das pessoas?, explica a Nutricionista.

Além desse acompanhamento, a nutricionista é responsável ainda pelo programa de fórmulas e dietas enterais do município, em parceria com a Assistência Social, e acompanha os pacientes com sequelas pós Covid.