Administração - Quinta-feira, 30 de Setembro de 2021

30 de Setembro ? Dia da Secretária

A Prefeitura Municipal de Arapoti homenageia todas as secretárias pelo seu dia. Profissionais imprescindíveis para o bom funcionamento de empresas e instituições, ajudando na organização, logística e atendimento ao público e clientes dos locais onde trabalham.

Origem da data - Durante a segunda fase da Revolução Industrial (fase iniciada em 1860), Christopher Sholes inventou um tipo de máquina de escrever. Sua filha ? Lilian Sholes ? testou tal invento, tornando-se a primeira mulher a escrever numa máquina, em público.

Lilian Sholes nasceu em 30 de setembro de 1850. Por ocasião do centenário de seu nascimento, as empresas fabricantes de máquinas de escrever fizeram diversas comemorações. Entre elas, concursos para escolher a melhor datilógrafa.

Tais concursos alcançaram sucesso, passando a repetir-se anualmente, a cada 30 de setembro. Como muitas secretárias participavam, o dia passou a ser conhecido como o ?Dia das Secretárias?.

Com o surgimento das associações da classe de secretárias do Brasil, apareceram os movimentos para o reconhecimento da profissão. Das atividades das associações, uma das consequências foi a divulgação e popularização do dia 30 de setembro como sendo o ?Dia da Secretária?.