Educação - Quarta-feira, 10 de Novembro de 2021

GDEC conquista 2º Lugar no Festival de Dança de Joinville

O Grupo de Dança Expressão Corporal (GDEC) de Arapoti conquistou o 2º Lugar no Festival de Dança de Joinville, o maior do mundo. Contando com cerca de 40 bailarinos, dos quais 19 participaram do Festival, o GDEC foi o único grupo de dança do Paraná a participar da mostra competitiva.

Como explica o coreógrafo e bailarino Everton Rocha, participar no palco competitivo era um sonho dos membros do grupo, que vinha tentando isso há 10 anos. ?Foi surreal, pois ao sonho realizado somou-se a conquista desse 2º Lugar?, exalta.

História ? Everton conta que o grupo começou como um sonho de três alunos de uma escola estadual. Após esse período, cada um seguiu um rumo diferente, foi fazer faculdade, mas sentiam falta de algo e resolveram reunir algumas pessoas que gostavam de dançar e assim o grupo cresceu.

?Hoje temos bailarinos de todas as classes sociais, sempre atendendo crianças e adolescentes. Em alguns anos chegamos a ter mais de 80 bailarinos de todas as categorias?, destaca.

GDEC - O grupo iniciou seus trabalhos em 2011, participando de competições e mostras de dança, destacando-se na categoria de danças populares, que Everton destaca como o ?forte do grupo?.

O GDEC conquistou o 4º Lugar no Prêmio de Desterro, em 2019. O 3º lugar no Passo de Arte ? festival internacional, em 2017. ?Somo o grupo de danças populares de maior destaque da região dos Campos Gerais?, exalta.