Educação - Terça-feira, 16 de Novembro de 2021

Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental realizam Prova Brasil

Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação realizaram a Prova Brasil, testes de língua portuguesa e de matemática pelos quais o País monitora os índices de qualidade da Educação.

A Prova Brasil integra o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho dos estudantes. As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no SAEB, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o IDEB.

?O resultado dos testes bienais refletem os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados?, explica a Assessora Pedagógica da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer Carol Corodel. ?Entendemos que o SAEB permite que se avalie a qualidade da educação oferecida aos alunos, e favorecendo assim o aprimoramento do trabalho pedagógico?, complementa.

?Ainda que a média nacional seja 5.9, o município de Arapoti conquistou a média 6,5 em 2019. Isso é mérito de todos os profissionais da rede Municipal de Educação, alunos e comunidade escolar?, exalta o Secretário de Educação José Carlos de Carvalho.