Saúde - Segunda-feira, 22 de Novembro de 2021

Dengue - Um Inimigo Silencioso

Histórico da Doença - O Aedes aegypti é originário da África, onde existem as formas silvestres e domésticas e foram trazidas do velho para o novo mundo nos barris de água dos navios, durante o período inicial das explorações e colonizações européias, permanecendo onde as alterações antrópicas propiciem a proliferação.

Sua importância para a saúde pública se deve ao fato de ser o vetor da doença Dengue e febre amarela aos humanos, os primeiros casos registrados na história surgiram no início do século passado.

O Quê é Dengue?

Virose que se espalha rapidamente e é transmitida ao homem pelo mosquito Aedes aegypti.

Existe Vacina? Quantas Vezes se Pode Ter Dengue?

Não existe vacina. Existem 4 tipos de vírus (Den 1, Den 2, Den 3 e Den 4), pode-se adoecer por cada um dos vírus circulantes que está no mosquito, então, 4 vezes. Cada tipo confere imunidade.

Como é o Mosquito da Dengue?

O inseto é um pernilongo escuro com listras brancas e tem por hábito picar durante o dia.

Como o Mosquito da Dengue se Infecta?

O Aedes aegypti somente se infecta com o vírus da Dengue ao picar uma pessoa com a doença, então o mosquito passa a transmitir o vírus.

Quais os Principais Sintomas da Dengue?

A dengue clássica se manifesta assim:

- 99% das pessoas apresentam febre durante cerca de sete dias com início abrupto.

- 60% têm dor de cabeça frontal severa, dores nas articulações e músculos.

- 50% têm dor atrás dos olhos (retro-orbital).

- 50% têm prostação, indisposição, perda de apetite, náusea e vômitos.

- 25% têm manchas vermelhas no tórax e braços.

Importante!

A Dengue se diferencia de resfriados e gripes por não apresentar sintomas respiratórios! Diante a mínima suspeita de Dengue não utilize medicamento a base de ácido acetil-salicílico. Consulte um médico. Beba bastante água.

O Que Cada Um Pode Fazer para evitar o Mosquito?

- Não acumular lixo, ou seja, materiais em desuso que retenham água parada como pneus, garrafas, copos, latas;

- Tapar a caixa d` água, poços, latões e filtros;

- Lavar os pratinhos de folhagens, escovando as bordas para eliminar os ovos do inseto, e não acumular água, podendo colocar areia;

- Tratar as piscinas.