Saúde - Quinta-feira, 25 de Novembro de 2021

25 de Novembro ? Dia do Doador Voluntário de Sangue

No dia 25 de novembro, comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data tem como objetivo agradecer aos doadores de sangue pela ação de doar e busca sensibilizar a população para a importância da doação.

O mês de novembro foi escolhido por preceder um período de estoques baixos nos bancos de sangue. A proximidade das férias, de datas comemorativas de fim de ano, carnaval e outros períodos de feriados prolongados torna esse dia especialmente importante para promover o ato solidário e regular da doação de sangue, independente de se conhecer ou não pacientes que necessitam de transfusão.

A necessidade de sangue seguro é universal. O sangue é essencial para tratamentos e intervenções urgentes e pode ajudar pacientes que sofrem de condições com risco de vida, além de apoiar procedimentos médicos e cirúrgicos complexos. O sangue também é vital para o tratamento de feridos durante emergências de todos os tipos (desastres naturais, acidentes, conflitos armados etc.) e tem um papel essencial nos cuidados maternos e neonatais. O acesso ao sangue seguro ainda é um privilégio de poucos. A maioria dos países de baixa e média renda tem dificuldade para disponibilizar sangue seguro porque as doações são baixas e o equipamento para testagem é escasso. No mundo, 42% do sangue é coletado em países de alta renda, que abrigam apenas 16% da população mundial.

Doação de sangue é o processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro para uso subsequente em transfusões. O sangue é um composto de células que cumprem funções como levar oxigênio a cada parte do nosso corpo, defender nosso organismo contra infecções e participar na coagulação. Não existe nada que substitua o sangue (2). A quantidade retirada não afeta a saúde do doador porque a recuperação é imediatamente após a doação. Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450ml de sangue.

Pré-requisitos para ser doador de sangue:

? levar documento de identidade com foto e órgão expedidor;

? estar em boas condições de saúde;

? ter entre 16 a 69 anos de idade (de 16 a 17 anos com autorização do responsável legal);

? idade até 60 anos, se for a primeira doação;

? intervalo entre doações de sangue de 90 dias para mulheres e 60 dias para homens;

? pesar mais do que 50 kg;

? não estar em jejum;

? após o almoço ou jantar, aguardar pelo menos 3 horas;

? não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

? não ter tido parto ou aborto há menos de 3 meses;

? não estar grávida ou amamentando;

? não ter feito tatuagem ou maquiagem definitiva há menos de 12 meses;

? não ter piercing em cavidade oral ou região genital;

? não ter feito endoscopia ou colonoscopia há menos de 6 meses;

? não ter tido febre, infecção bacteriana ou gripe há menos de 15 dias;

? não ter fator de risco ou histórico de doenças infecciosas, transmissíveis por transfusão (hepatite após 11 anos, hepatite b ou c, doença de chagas, sífilis, aids, hiv, htlv i/ii);

? não ter visitado área endêmica de malária há menos de 1 ano;

? não ter tido malária;

? não ter diabetes em uso de insulina ou epilepsia em tratamento;

? não ter feito uso de medicamentos anti-inflamatórios há menos de 3 dias (se a doação for de plaquetas).

Você sabia? A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o percentual ideal de doadores para um país esteja entre 3,5% e 5% de sua população. No Brasil, esse número é preocupante, pois não chega a 2%.