Administração - Sexta-feira, 25 de Fevereiro de 2022

Prefeitura envia à Câmara projeto de lei concedendo novo reajuste salarial aos professores

A Prefeitura Municipal de Arapoti enviou à Câmara Municipal de Vereadores projeto de lei concedendo reajuste de 16% aos professores da Rede Municipal de Ensino. Aumento que se somará à reposição inflacionaria de 10,06% concedida à categoria e demais servidores públicos municipais em janeiro desse ano.

Cálculos ? Atualmente, o piso para início de carreira do magistério é de R$3.326,05 para 40 horas semanais e R$ 1.663,02 para 20 horas semanais. Para chegar ao valor de R$ 3.845,91, seria necessária a aplicação de um reajuste percentual de 15,63%.

Com base nesse cálculo, a administração municipal formulou a proposta de concessão de reajuste de 16%. No entanto, em razão do grande impacto desse reajuste na folha salarial, a proposta divide a concessão do reajuste em 3 parcelas (5,34% retroativo a janeiro de 2022; 5,33% em janeiro de 2023, e 5,33% em janeiro de 2024), que se somarão à reposição inflacionária de cada ano.

Como explica o prefeito Irani Barros, ?a concessão desse reajuste é um esforço da administração municipal no sentido da valorização dos professores e da educação municipal como um todo?.

O reajuste se soma a outras medidas adotadas pela gestão para a qualificação da educação pública municipal como a contratação de novos professores e educadores infantis para suprir as necessidades de escolas e creches, além da recuperação de suas estruturas.