Campanha: Proteja nossos coletores

Meio Ambiente e Agricultura - Segunda-feira, 12 de Março de 2018


Campanha: Proteja nossos coletores

A Prefeitura Municipal de Arapoti, através do Setor de Segurança do Trabalho, pede aos cidadãos que façam o descarte de materiais perigosos â?? que possam ferir pessoas de algum modo â?? de maneira segura. Essa iniciativa tem por objetivo prevenir que coletores de lixo e outros servidores responsáveis pela limpeza urbana sejam machucados durante a execução de seu trabalho.

Idealizadora da ação, a Técnica em Segurança do Trabalho Ticiane Moreira lembra que esses funcionários desempenham um trabalho essencial para a comunidade. â??Materiais perigosos descartados de maneira inadequada causam danos a saúde pública e ao meio ambiente, podendo até mesmo transmitir doenças como hepatite B e AIDS. Cada cidadão é responsável pelo manejo correto do lixo que produz, por isso, também tem responsabilidade em garantir a segurança desses trabalhadores embalando adequadamente seus resíduos. Ã? uma questão de consciência e respeito ao próximoâ?, reforça.

Recomendações:

- Embrulhe bem os objetos quebrados, como louças, copos, garrafas e espelhos em jornal ou coloque-os em embalagens com tampa.

- Descarte lâminas de barbear em recipientes com tampa, resistentes à perfuração.

- Lâmpadas fluorescentes queimadas devem ser devolvidas aos locais de venda ou fabricantes, conforme política nacional de resíduos sólidos â?? Lei 12.305, de dois de agosto de 2010.

- Agulhas e seringas de injeção usadas e outros materiais perfurantes devem ser colocadas dentro de garrafas pets tampadas ou em recipientes rígidos, que não se rompam com facilidade.

- Não descarte resíduos tóxicos ou perigosos no lixo doméstico.

- Não descarte lixo e entulho em locais públicos e terrenos baldios.

Prefeitura Municipal


Arapoti