.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda à Sexta 08h00 às 11h30 - das 13h00 às 17h30

Cultura - Quarta-feira, 17 de Agosto de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

17 de agosto

Dia Nacional do Patrimônio Histórico


17 de agosto

Hoje, 17 de agosto, é comemorado o dia do Patrimônio Histórico no Brasil. A Lei nº 378, de 1937, criada no governo de Getúlio Vargas, sancionou a criação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com o objetivo de proteger e preservar os bens culturais do país. 

 

O dia 17 de agosto é comemorado como o dia nacional do Patrimônio Histórico desde 1998. A data tem como objetivo homenagear o historiador e jornalista Rodrigo Melo Franco de Andrade (que completaria 100 anos em 1998), o primeiro presidente do Iphan. 

 

Além da presidência do Iphan, Rodrigo Melo Franco de Andrade criou a Revista do Patrimônio Artístico Nacional e integrou um grupo de intelectuais entre 1934 e 1945, vindo a se tornar o maior responsável pela consolidação jurídica do tema “Patrimônio Cultural no Brasil”.

 

A importância de preservar os patrimônios públicos não deve ser compreendida somente num âmbito nacional, mas também em esferas regionais como estados e cidades. Isso devido à capacidade de o patrimônio, seja ele material (prédios e construções) ou imaterial (diversas formas de expressões) auxiliar na formação de uma identidade coletiva e pelo fato de o indivíduo ter um sentimento natural de pertencimento ao local onde nasceu ou vive; ou seja, que contribui para a nossa identificação e integração numa determinada sociedade.

 

Preservar nosso patrimônio é acreditar no futuro!

412 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Arapoti - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.