.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda à Sexta 08h00 às 11h30 - das 13h00 às 17h30

Saúde - Sexta-feira, 06 de Maio de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Saúde realiza Campanha para detecção e prevenção do Câncer de Boca

Trabalho foi feito por equipes de Saúde Bucal da Atenção Básica


Saúde realiza Campanha para detecção e prevenção do Câncer de Boca

No dia 30 de abril de 2022, a Secretaria Municipal de Saúde, através das Equipes de Saúde Bucal da Atenção Básica, realizou o Dia D de Combate ao Câncer de Boca com a Campanha de Detecção e Prevenção Precoce do Câncer de Boca.

 

As ações desenvolvidas consistiram em exames simples realizados diretamente no paciente com a finalidade de detecção de nódulos, manchas e/ou feridas, com a realização da triagem e o diagnóstico do tipo de lesão para identificação de casos suspeitos. Os casos identificados pelas equipes foram encaminhados à especialidade de Cirurgia Bucomaxilofacial do CEO, que realizará o diagnóstico diferencial das lesões e procederá ao tratamento adequado a cada caso. Foram atendidos 193 pacientes e identificados 08 casos suspeitos.

 

Marcelo Zanini, responsável técnico pelo CEO destaca que essa Campanha tem caráter permanente. “Todo paciente que iniciar tratamento em uma Unidade Básica de Saúde receberá este tipo de assistência”. 

 

Ele lembra que essa ação é desenvolvida no município desde 2004 e tem impacto positivo na saúde dos usuários do SUS, pois o serviço consegue identificar a doença em sua fase inicial, o que torna a resolução simples, eficaz e com poucos impactos sobre a saúde dos pacientes.

 

“A melhor estratégia no combate ao Câncer de Boca é a prevenção através da detecção precoce”, ressalta a secretária de Saúde Andréa Silva. “As equipes que se dedicam a essa importante ação estratégica estão de parabéns pela excelência no trabalho realizado”, exalta.

 

Câncer Bucal – De grande prevalência, é o 5º maior em incidência por localização primária com 11.180 casos/ano no Brasil, significando 5% do total de casos de câncer.

 

Fatores de risco - Exposição ao sol, idade, má alimentação, pré-disposição genética ao câncer e maus hábitos de saúde como tabagismo, etilismo e obesidade. Comorbidades como o diabetes e síndromes de imunodeficiência podem aumentar os fatores de risco ao desenvolvimento do câncer. Há casos associados ao consumo de bebidas de infusão, como o chimarrão e outras bebidas servidas com alta temperatura, de consumo frequente e contínuo.

 

Rede - O município de Arapoti possui serviços articulados com outros serviços de referência, como hospitais e clínicas que promovem uma ágil e qualificada assistência aos usuários do SUS, minimizando sequelas resultantes dos tratamentos e melhorando a qualidade e a expectativa de vida dos pacientes, mesmo em estágios mais avançados da doença.

348 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Arapoti - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.