Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 18 de Abril de 2019

Nota de Esclarecimento Corte de Paineiras

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, vem por meio desta informar a população a respeito da retirada de árvores que está acontecendo na linha verde ao lado da antiga Lanchonete MC Wilson.

As árvores que estão sendo retiradas, são do tipo nome comum Paineira-Rosa e como é de conhecimento da maioria da população esta espécie  arbórea não deve ser plantada com finalidade de arborização urbana, tal motivo se dá por ser uma árvore que atinge proporções elevadas desde suas raízes que danificam calçadas, diâmetro do tronco e altura.

Outro fator que nos preocupa é em relação à baixa densidade de sua madeira, fazendo com que a mesma não tenha boa resistência diante de eventos naturais, pois neste mesmo local foram encontrados galhos de diversos tamanhos devido a quedas inesperadas, podendo vir a cair e atingir pedestres que fazem uso da linha verde ou em edificações próximas.

Para que a Secretaria de Meio Ambiente autoriza-se tais retiradas, foi solicitado um Laudo para análise das condições e agravos futuros que poderiam causar, e o mesmo foi realizado.

Com base no Laudo Técnico optamos para realizar tais retiradas antes que seja construída uma nova edificação no terreno limítrofe, pois uma vez construída nova edificação as condições de retiradas se agravam devido a possibilidade de uma árvore desta proporção vir a cair nas edificações.

A Requerente ficou responsável desde a retirada das árvores, cortes dos troncos, carregamento, destinação final e limpeza do local.

O Laudo Técnico ainda contempla o comprometimento da requerente a recompensar os cortes com novos plantios de no máximo 03 (três) espécies de pequeno porte com espaçamento de 5 metros entre elas e com altura restrita aos 6 metros de altura.

Também para informação, está sendo iniciando por esta administração a elaboração de um PLANO DE ARBORIZAÇÃO URBANA, que será catalogado todas as espécies arbóreas, sendo identificadas as que poderão ser removidas, as preservadas e as indicações de novos plantios para reestruturação da arborização do Município.

Contamos com a compreensão dos nossos munícipes, pois quando há quedas de árvores em nosso município, são bens materiais que são comprometidos, transtornos na nossa infraestrutura urbana e a questão mais importante e o bem mais valioso que são as vidas colocadas em risco.

Deixamos aqui o nosso respeito ao Meio Ambiente acima de tudo, e com isso solicito a população que antes de realizarem quaisquer comentários em redes sociais difamando as pessoas envolvidas neste ato, coloco-me a disposição para que possam se dirigirem às dependências da Secretaria de Meio Ambiente situado na Ondina Bueno Siqueira, ao lado do Centro Administrativo Municipal ? CAM, (antigo INPACENTER) ou pelo telefone (43) 3512-3166 para sanar qualquer dúvida deste ato.

Engenheiro Civil - Reginaldo Márcio Felisbino

Secretário de Meio Ambiente