Obras - Quinta-feira, 22 de Abril de 2021

Cem Dias de Governo - Administração pretende transformar o Turismo em fonte de renda e empregos em Arapoti

Uma das metas da gestão municipal é criar novas oportunidades de negócios e investimentos em Arapoti, gerando renda e emprego. Uma das linhas de ação para a concretização desse objetivo é tornar o município atrativo turístico de destaque na região.

Esse projeto, está sob responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, que vem trabalhando em sua estruturação, estabelecendo contatos com autoridades ligadas à área, associações e outros operadores do setor.

A pasta incentiva à implementação de novos empreendimentos voltados ao atendimento e desenvolvimento de produtos turísticos, buscando parcerias e oferta de créditos aos novos empreendedores. Participa da recepção de turistas e de visitas técnicas junto à grupos de atletas e Operadoras de Turismo da Região que tem demonstrado interesse de desenvolver Roteiros e Pacotes Turísticos em nossos atrativos naturais e rurais (chácaras, sítios, viveiro de flores, queijarias, leiterias, museus).

Além disso, a Secretaria, em parceria com a Divisão de Cultura, também trabalha para manter, preservar e restaurar o patrimônio histórico e cultural de Arapoti, como ocorre com o acompanhamento das obras de reforma do Casarão e da antiga Estação Ferroviária, além de incentivar os grupos culturais, produtores rurais e artesãos locais.

O que já temos:

- Certificado do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) no Mapa do

Turismo Nacional, por meio do Sistema de Informação do Programa de Regionalização

do Turismo ? SISPRT.

- Vínculo junto a ADETUR CAMPOS GERAIS ? Instância de Governança Regional

vinculada ao Ministério do Turismo.

- Calendário Municipal de Eventos

- Rotas Turísticas (Rota do Rosário, Rota das Águas, Rota da Imigração, Rota Monge João de Maria)

Ações em andamento:

- Orientação à empreendedores que atuam ou queiram atuar no setor de turismo para que façam o Cadastro de Empreendimentos e Serviços Turísticos no Mapa do

Turismo ? CADASTUR.

- Acompanhamento para regularização e visitação ao Cemitério dos Escravos

- Planejamento do curso para formação de Agentes de Informações Turísticas (oportunidade para qualificação e atuação profissional junto aos serviços turísticos no

Município).